NH 300 T: uma candidata à cidadania brasileira

Modelo a ser lançado pela SYM na Europa teria espaço no Brasil, onde poderia ser vendida pela parceira comercial Dafra

  1. Home
  2. Motos
  3. NH 300 T: uma candidata à cidadania brasileira
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você pode não ver a Dafra NH 190 em todas as esquinas, mas muitas delas estão por aí. O modelo é o oitavo mais vendido no segmento das trail/funbikes de baixa cilindrada, atrás apenas das best-sellers Honda NXR 160 Bros e Yamaha XTZ 150 Crosser, das bem vendidas Honda XRE 190 e XRE 300, e das cobiçadas Yamaha XTZ 150 Lander e BMW G 310 GS. Estar nesse ranking é motivo de orgulho e, por isso, vale levantar a bola para a Dafra dobrar sua aposta nas motos trail.

Dafra Nh 300 T Grande 2
O visual da NH 300 T é muito parecido com o da NH 190 que é vendida pela Dafra no Brasil
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

É que, lá na Europa, segundo o site alemão www.motorradonline.de, a SYM Sanyang - a fabricante da "nossa" Dafra NH 190 - está prestes a lançar a NH 300 T, uma espécie de versão vitaminada da NH 190.

A moto foi exibida no Salão de Milão do ano passado . O design das duas, inclusive, é muitíssimo parecido, com aquela frente "bicuda", o farol bacana e as linhas gerais até harmoniosas - exceto pelo escapamento estranho. E ambas têm outras coisas em comum, como os pneus de uso misto 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás, as rodas raiadas e até o para-lamas dianteiro.

A NH 300 T foi mostrada no Salão de Milão do ano passado e só agora deve chegar às lojas na Europa
Crédito: Reprodução
toggle button

A diferença, mesmo, está no motor. Enquanto o modelo que já é vendido aqui tem um monocilíndrico refrigerado a água com 183 cm³, 18 cv de potência a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m de torque a 7.500 rpm, a NH 300 T tem motor (também mono e com arrefecimento líquido) de 278 cm³, que gera 25 cv a 7.500 rpm e 2,4 kgf.m a 6.000 rpm. Além disso, tem câmbio com seis marchas, iluminação full-LED, carregador USB, freios ABS e painel digital - upgrades em relação à NH 190.

A NH 300 T usa muitos componentes iguais aos da NH 190 nacional. Isso facilitaria al venda por aqui
Crédito: Reprodução
toggle button

Como a SYM Sanyang é uma tradicional parceira comercial da Dafra em motos e scooters, em princípio nada impediria a brasileira de vender por aqui a NH 300 T. A moto competiria diretamente com Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Lander. Por questões de capacidade industrial, volume de produção e até de número de concessionários certamente não superaria as duas em vendas, mas se tivesse uma boa relação custo/benefício até poderia roubar uma parte dos potenciais compradores das outras.

Para ser competitiva diante das concorrentes, a NH 300 T teria que custar no máximo R$ 20 mil por aqui
Crédito: Reprodução
toggle button

Seria mera questão de preço. A NH 190 custa R$ 16.990, um pouco menos que os R$ 17.060 da rival direta Honda XRE 190. Já a XRE 300 sai por R$ 21.800 e a Lander 250 ABS, R$ 21.790. Se a NH 300 T ficasse ali na casa dos R$ 20.000, já com frete, teria seu espaço.

Comentários