A Haojue NK 150 foi lançada oficialmente no mês passado, conforme revelamos aqui, mas somente agora chega às lojas da marca - como vemos nas imagens que ilustram essa matéria, gentilmente cedidas pela concessionária Haojue Ego Motos, do Rio (que também vende modelos Suzuki e Kymco). A trail estreia com preço sugerido de R$ 17.597 e terá a difícil missão de concorrer no nosso mercado com as best-sellers Honda NXR 160 Bros, de R$ 15.790 e Yamaha XTZ 150 Crosser, de R$ 16.190. A moto será vendida nas cores vermelha, branca ou preta.
Muita gente não lembra, mas a primeira aparição da NK 150 foi no Salão Duas Rodas de 2019, o último realizado antes de o mundo inteiro virar de pernas para o ar com a pandemia global de covid-19. E foi justamente esse o motivo para tanto atraso, já que ao longo de 2020 todas as cadeias de produção globais de motos e carros foram paralisadas ou tiveram suas operações reduzidas, o que se refletiu ao longo de 2021. A normalização só começou a acontecer, mesmo, neste ano.
Curiosamente, a Haojue aproveitou a chegada da moto às lojas para divulgar uma nota de esclarecimento em que explica que o motor da NK 150 não é o mesmo dos modelos DK 150 e Master Ride 150. A marca diz que é o mesmo propulsor da DR 160, porém com capacidade cúbica um pouco menor - o que permite que gire um pouco mais rápido e forneça respostas mais adequadas a uma moto todo terreno.
Diz a fabricante que, nesta configuração, o motor oferece "respostas mais rápidas nas acelerações e um torque mais bem distribuído em baixas rotações, além de maior durabilidade e menos vibrações e ruídos". O motor também tem componentes diferentes, como o esticador de corrente interno, um rolamento roletado no lado direito do virabrequim e a própria tampa das válvulas.
Assim, o monocilíndrico injetado de 149 cm³ rende 12 cv a 8.000 rpm e 1,2 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Na DR 160, são 15 cv nas mesmas 8.000 rpm e torque de 1,4 kgf.m em 500 rpm a mais (a 6.500 rpm). Outras especificações importantes da NK 150 são a roda dianteira aro 19 e a traseira aro 17, freios a disco nas duas rodas com ABS na dianteira, tanque para 12,2 litros de combustível e peso de 139 quilos a seco.