O canal de notícias da Webmotors

Nova Honda CBR 600RR é apresentada no Japão

Moto surge com desenho agressivo, mais eletrônica e aprimoramentos mecânicos, mas só será vendida por lá

por Roberto Dutra

Recentemente, a Honda revelou as primeiras imagens oficiais da nova CBR 600RR 2021. Agora, a moto foi lançada oficialmente. E o que vemos é o que prevíamos: um visual agressivo e invocado, claramente inspirado no da irmã maior CBR 1.000RR-R Fireblade.

A mudança no design é mais presente na dianteira, onde a moto exibe faróis bem afilados (e de LED), entrada de ar principal exatamente entre eles e "asinhas" nas laterais da carenagem para aumentar a pressão aerodinâmica sobre a frente da moto, o que reforça, assim, a força exercida sobre o pneu dianteiro.
Mas as novidades vão muito além do design. Embora mantenha a mecânica da geração anterior (mas com mudanças substanciais), há mais eletrônica a bordo e alterações nas suspensões e no painel, entre outras.
Veja ofertas de motos da Honda 0km, seminova e usadas

O motor continua o quatro-em-linha de antes, com 599 cm³ e 17 válvulas. Mas comandos de válvulas, sistema de arrefecimento, virabrequim e cabeçote são novos e foram aprimorados. E os dutos de admissão e de escape foram redesenhados para melhorar o fluxo de ar.
A taxa de compressão subiu para 12,2:1 e agora a potência é de 121 cv a 14.000 rpm e o torque, de 6,5 kgf.m de torque a 11.500 rpm. No fim das contas esses números mudaram pouco: antes, eram 120 cv a 13.500 rpm e 6,7 kgf.m a 11.250 rpm. A promessa é de uma faixa de uso mais extensa e uma entrega de força mais linear.

O câmbio passa a ter quickshift para cima e para baixo (você troca as marchas sem usar embreagem e sem aliviar o acelerador) e a moto também ganhou cinco modos de pilotagem. A Honda CBR 600RR também passa a ter acelerador eletrônico e central eletrônica IMU.
Agora, é possível ajustar os parâmetros de potência, freio e interferência do ABS (que atuam inclusive em curvas) e do controle de tração. A parafernália inclui, ainda, controle anti-empinamento.
Há um pouco mais: a suspensão dianteira Showa com garfos invertidos é regulável na compressão e no retorno, e a traseira, também com ajustes, é monochoque e presa a uma balança - feita de alumínio para aliviar peso.

Outra novidade marcante na nova CBR 600RR é o painel de TFT, que parece um tablet e tem até função Lap time - cronômetro para marcar o tempo em pistas. Além disso, é completíssimo, com todas as informações necessárias ao controle da moto.
Por enquanto, a nova CBR 600RR só será vendida no Japão, em versões standard e HRC (exclusiva para pistas e track days). Não há previsão de chegada ao Brasil - o que é lamentável, já que as gerações anteriores marcaram época.

Veja o vídeo oficial da Honda CBR 600RR

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas