Nova moto da Triumph é para quem gosta de acelerar

Naked Speed Triple 1200 RS ganha linha 2025 com motor mais brabo e muita tecnologia embarcada

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Roberto Dutra
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A Triumph Motorcycles revelou, na Inglaterra, a nova Speed ​​Triple 1200 RS linha 2025. A moto chega com potência e torque mais altos, mais tecnologia embarcada e a promessa de uma maneabilidade inédita entre as naked da marca.

O motor é o mesmo de antes: o conhecido tricilíndrico de 1160 cm³. Mas, com fuçadas internas - principalmente no virabrequim -, passou a despejar 183 cv de potência a 10.750 rpm e 12,8 kgf.m de torque a 8.750 rpm. Antes, eram 180 cv a 10.750 rpm e 12,5 kgf.m a 9.000 rpm - ou seja, o pico de torque ficou um pouco maior e agora chega antes.

A Triumph Speed Triple 1200 RS chega à linha 2025 mais potente, torcuda e tecnológica
Crédito: Divulgação
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O aumento na potência e no torque também são resultado de outros aprimoramentos. A moto também ganhou um novo sistema de escapamento de fluxo livre e um novo silencioso, mais compacto e leve. Juntos, os dois novos componentes otimizam o fluxo de gás e centralizam mais as massas da moto.

Nova suspensão da grife Öhlins

No conjunto de suspensão dianteira, a Speed ​​Triple 1200 RS ganhou amortecedor de direção ajustável. Com a chegada desse novo recurso, também recebeu novos telescópicos dianteiros - mas invertidos e com os mesmos 43 mm de diâmetro de antes. A suspa traseira, também Öhlins e com reservatório externo de gás, é apoiada em balança monobraço.

A suspensão traseira é Öhlins, com reservatório externo de gás
Crédito: Divulgação
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Importante destacar que as suspensões agora são semi-ativas SmartEC3 de última geração. Incorporam o sistema Objective Based Tuning Interface (OBTi), que monitora e ajusta continuamente as características de amortecimento.

Essa nova suspensão vem acompanhada de uma interface Öhlins de ajustes de última geração. Através dela, os pilotos podem ajustar as características de amortecimento da suspensão em diferentes cenários de pilotagem. E são nada menos que sete os parâmetros que podem ser ajustados independentemente:

  • Rigidez frontal
  • Rigidez traseira
  • Resposta em frenagem
  • Resposta em aceleração
  • Resposta em aceleração inicial
  • Resposta em curvas
  • Resposta em velocodade de cruzeiro
  • Então, seja em linha reta, freando em uma curva, equilibrando a moto no meio da curva ou acelerando para sair dela, o sistema ajusta as características de amortecimento para dar o desempenho desejado em cada cenário.

    A suspa dianteira passou a ser semi-ativa e ganhou novos telescópios, ainda invertidos e com 43 mm
    Crédito: Divulgação
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    Ainda na parte de tecnologia embarcada, há novos controles anti-empinamento (com quatro ajustes), de freio-motor, de deslizamento do freio e de controle de cruzeiro - ajustável, como mencionado acima.

    Os ajustes são feitos no menu do painel de instrumentos de TFT, colorido e com cinco polegadas. Feitos os ajustes, o sistema adapta continuamente o amortecimento em tempo real para fornecer o desempenho desejado pelo piloto para aquelas condições de rodagem.

    Os freios são a disco duplo na frente e simples atrás, fornecidos pela grife italiana Brembo
    Crédito: Divulgação
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    Ali o piloto também escolhe um dos cinco modos de pilotagem (Rain, Road, Sport, Track, Rider). E ainda ajusta o ABS e o controle de tração otimizados para curvas, assim como a resposta do quickshifter bidirecional. Não é pouca coisa, não!

    Quer mais? Os ajustes são feitos por uma espécie de joystick intuitivo de cinco direções e por interruptores iluminados. Para completar, o painel tem o My Triumph Connectivity System de série, que permite permite navegação curva a curva, bem como controle de telefone e música - basta pareá-lo com o smartphone.

    Freios e pneus: especificações de alto nível

    As pinças dos dois discos de freio dianteiro são fornecidas pela italiana Brembo. São do modelo Stylema e acionadas por uma alavanca ajustável no ângulo de abertura. Já os pneus vêm da Pirelli - modelo Diablo Supercorsa SP V3, e prometem desempenho digno de pista de corrida em uso nas ruas.

    E tem aquele design diferentão

    O visual da moto é agressivo e diferentão, como sempre. Estão lá os faróis que parecem olhos esbugalhados, o tanque esculpido e a traseira curta e arrebitada. A lanterna é quase embutida na carenagem, e o suporte de piscas e da placa é bem destacado.

    Na frente, os tradicionais faróis destacados que parecem olhos esbugalhados
    Crédito: Divulgação
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    Outros quitutes são os espelhos nas pontas do guidão - que também é novo, ligeiramente mais largo e alto, para proporcionar uma condução menos curvada e mais descansada. Ah, e até a capa do banco mudou: agora é mais rugosa, para evitar escorregamentos.

    A moto pesa 199 quilos, apenas um quilinho a mais do que antecessora. Mas como isso é possível em uma naked parruda de 1.200 cm³? Simples: a nova Speed Triple tem quadro de alumínio, novas rodas de liga mais leves - que reduzem as forças giroscópicas para curvas mais rápidas e maior agilidade - monobraço traseiro e uma nova bateria de íons de lítio, que é significativamente mais leve do que uma bateria convencional.

    Na traseira curta e arrebitada, lanterna quase embutida e suporte de piscas e placa destacado
    Crédito: Divulgação
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    A nova Speed Triple 1200 RS chegará às concessionárias europeias em abril, e será oferecida nas cores Jet Black, Granite, Diablo Red e Performance Yellow. O preço desse brinquedo de gente grande? iniciais 17.495 libras, contra 15.795 libras da versão anterior - R$ 129 mil, contra R$ 116 mil de antes. Uma pechincha...

    Ainda não há previsão de chegada da nova Speed Triple 1200 RS ao mercado brasileiro. Mas apostamos que isso provavelmente acontecerá no segundo semestre deste ano.

     

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