A Triumph confirmou um novo modelo para o mercado brasileiro. A moto em questão, a Tiger Sport 800, foi lançada na Inglaterra em outubro do ano passado e já até aparece no site da marca por aqui - embora ainda sem preço.
Mas isso sinaliza que seu lançamento oficial está próximo - apostamos entre março e abril. E essa nova Triumph Tiger Sport 800 tem tudo para arrebentar no mercado brasileiro. Quer saber os motivos? Confira aqui!
O principal é que a Tiger Sport 800 tem tudo o que falta à Tiger Sport 660, que já é vendida por aqui. A 660 não é uma moto ruim. Pelo contrário: é leve, ágil, divertida e tem desempenho satisfatório - compartilha chassi, motor e outros componentes com a mais divertida e arisca ainda Trident 660.
Mas a Tiger Sport 660 não é exatamente uma Tiger, cuja linha de verdade começou com motores de 800 cm³ e hoje tem versões com 900 cm³ e 1.200 cm³. É, na prática, uma Trident 660 com carenagem e outra roupa.
A Tiger Sport, por sua vez, também é uma crossover - casamento de jacaré com girafa que une características de modelos esportivos ou naked com aspectos de trails médias ou grandes. Mas já se insere na faixa de cilindrada da Tiger, tem mais imponência e, claro, um motor bem mais disposto.
A Tiger Sport 660 tem motor tricilíndrico de 660 cm³ com 12 válvulas, comando duplo e refrigeração líquida obviamente. Entrega já muito bons 81 cv de potência a 10.250 rpm e torque de 6,4 kgf.m a 6.250 rpm.
O motor da Tiger Sport 800, no entanto, rende 113 cv a 10.750 rpm e 8,4 kgf.m a 8.500 rpm. Também é tricilíndrico com 12 válvulas, comando duplo e refrigeração líquida.
Ou seja, são 32 pocotós e 2 kgf.m a mais para uma moto que pesa 214 quilos, ou apenas oito quilos - isso mesmo, apenas oito quilos - a mais que a Tiger Sport 660 (sempre em ordem de marcha). Então, é de se esperar um desempenho realmente muito mais forte.
Além disso, o design da Tiger Sport 800 é mais impactante. Até segue a mesma linguagem visual da irmã menor - é simpática e agressiva em doses iguais. Mas como é uma moto maior, é inquestionavelmente mais imponente.
Mas o preço também será determinante para o sucesso da moto. Na Inglaterra, a Tiger Sport 660 custa iniciais 8.995 libras - o equivalente a pouco mais de R$ 66 mil. Já a nova Tiger Sport 800 parte de 10.995 libras - o equivalente a pouco menos de R$ 81 mil.
A diferença lá é de R$ 14 mil. Aqui, precisará ser menor. Mas não muito. Aqui, a Tiger Sport 660 custa R$ 56.990 - valor que, se não é baixo, é competitivo em seu segmento. Eu apostaria em algo em torno dos R$ 70 mil para a a Tiger Sport 800, até porque as Tiger 900 começam nessa faixa.
Por um preço nessa faixa, a Tiger Sport 800 poderá se dar bem. Até porque ficará praticamente sozinha no segmento. Veja abaixo:
Neste cenário, a Tiger Sport 800 poderá ser um belo acerto estratégico da Triumph, desde que chegue ao mercado com preço competitivo. Aguardamos ansiosamente. Enquanto isso, confira abaixo os principais equipamentos e especificações da Tiger 800 Sport.