Um dos principais lançamentos da Honda para o ano de 2023, a nova Twister passou por uma evolução radical. Além de ficar com o visual mais agressivo e esportivo, que lembra bastante o da nova Honda Hornet, a CB 300F Twister ganhou um motor maior, mais potente e com mais torque.
A nova Twister, que tem preço sugerido de R$21.090 para a versão CBS e de R$ 21.990 para a versão ABS, é completamente nova e foi toda desenvolvida no Brasil. Não é uma "adaptação" de produto ou apenas uma evolução de algum modelo que já existia.
Muita gente ainda acredita que, por ter sido lançada primeiramente na Índia e depois aqui, é uma moto originalmente indiana. Mas não é. A nova Twister foi criada e desenvolvida aqui - e lançada lá primeiro apenas porque a Índia, hoje, é o segundo maior mercado de motos do mundo.
Confira logo abaixo três razões para ter a nova Twister e três razões para fugir dela.
Com certeza este é o primeiro motivo para ter a nova Honda CB 300F Twister: o visual da moto é bonito, moderno e esportivo. A naked se destaca no trânsito e atrai olhares. A nova Twister realmente impressiona pelo design agressivo, que a faz parecer uma motocicleta de maior porte.
O motor monocilíndrico e arrefecido a ar é totalmente novo. Agora tem exatos 293,5 cm³, quatro válvulas e balancins roletados. Rende 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm no etanol, e 24,5 cv c e 2,6 kgf.m na gasolina (na antecessora CB 250F Twister, eram 22,6 cv a 7.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.000 rpm.).
Já o câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente, e a embreagem agora é assistida e deslizante. Isso que dizer que o esforço para o acionamento ficou bem menor e a roda traseira não trava nas reduções mais bruscas.
A nova Twister tem preço sugerido de R$ 21.090, quando equipada com freios CBS, e R$ 21.990, para a versão que tem freios com ABS. É barata? Não. Mas qual moto é barata no Brasil? A análise tem que ser pelo custo/benefício.
A principal concorrente da Honda Twister é a Yamaha FZ25 ABS, que tem preço sugerido de R$ 21.490 (além de frete e seguro) - ou seja, na mesma faixa da Twister.
Levando-se em conta o preço competitivo, o fato de ser um modelo absolutamente novo e que certamente ficará muitos anos em linha, e ainda que é de uma marca que tem mais de 1.000 concessionárias da Honda espalhadas pelo Brasil para atender os proprietários, a Honda CB 300F Twister oferece um bom custo-benefício. E mais: o bom consumo de combustível - média de 36 km/l obtido pelo WM1 no evento de lançamento do modelo - também entra nessa conta positivamente.
Infelizmente no Brasil, principalmente em grandes centros, esse tipo de motocicleta chama bastante atenção, para o bem e para o mal. Com certeza será uma moto muito visada. Quem comprar a nova Twister deve ficar muito atento a isso, já que a possibilidade de tornar alvo de assaltos é considerável.
Outro ponto negativo é o alto custo das peças originais e genuínas. Essa é a realidade do mercado para todas as motos médias e grandes vendidas do país. Bo caso da Twister, porém, é possível reduzir esse custo já que algumas peças são genéricas e logo haverá um bom número de peças paralelas, como sempre acontece para os modelos da Honda.
Apesar de oferecer um bom custo-benefício, como explicamos mais acima, o preço cobrado pela nova Twister nas concessionárias (que acaba sendo superior ao preço público sugerido) leva a pensar em alternativas. Afinal, por tal valor é possível encontrar boas opções de motos usadas com baixa quilometragem e até mesmo de cilindrada superior, como essa KTM 390 Duke ABS 2017 com 27.500 quilômetros por R$ 20.900, ou essa Kawasaki ER-6n 2010 por R$ 22 mil com 25 mil quilômetros rodados. Questão de refletir...
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade