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Honda Cb 300f Twister 2023

Nova Twister: 3 razões para ter e 3 para fugir

Um dos principais lançamentos da Honda para o ano de 2023, a nova Twister agrada pelo visual e desempenho

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por Redação WM1

Um dos principais lançamentos da Honda para o ano de 2023, a nova Twister passou por uma evolução radical. Além de ficar com o visual mais agressivo e esportivo, que lembra bastante o da nova Honda Hornet, a CB 300F Twister ganhou um motor maior, mais potente e com mais torque.
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Nova Twister: 3 razões para ter e 3 para fugir

A nova Twister, que tem preço sugerido de R$21.090 para a versão CBS e de R$ 21.990 para a versão ABS, é completamente nova e foi toda desenvolvida no Brasil. Não é  uma "adaptação" de produto ou apenas uma evolução de algum modelo que já existia.
Muita gente ainda acredita que, por ter sido lançada primeiramente na Índia e depois aqui, é uma moto originalmente indiana. Mas não é. A nova Twister foi criada e desenvolvida aqui - e lançada lá primeiro apenas porque a Índia, hoje, é o segundo maior mercado de motos do mundo.
Confira logo abaixo três razões para ter a nova Twister e três razões para fugir dela.
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Três razões para ter a nova Twister

1. Visual

Com certeza este é o primeiro motivo para ter a nova Honda CB 300F Twister: o visual da moto é bonito, moderno e esportivo. A naked se destaca no trânsito e atrai olhares. A nova Twister realmente impressiona pelo design agressivo, que a faz parecer uma motocicleta de maior porte.

2. Desempenho

O motor monocilíndrico e arrefecido a ar é totalmente novo. Agora tem exatos 293,5 cm³, quatro válvulas e balancins roletados. Rende 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm no etanol, e 24,5 cv c e 2,6 kgf.m na gasolina (na antecessora CB 250F Twister, eram 22,6 cv a 7.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.000 rpm.).
Já o câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente, e a embreagem agora é assistida e deslizante. Isso que dizer que o esforço para o acionamento ficou bem menor e a roda traseira não trava nas reduções mais bruscas.
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3. Custo-benefício

A nova Twister tem preço sugerido de R$ 21.090, quando equipada com freios CBS, e R$ 21.990, para a versão que tem freios com ABS. É barata? Não. Mas qual moto é barata no Brasil? A análise tem que ser pelo custo/benefício.
A principal concorrente da Honda Twister é a Yamaha FZ25 ABS, que tem preço sugerido de R$ 21.490 (além de frete e seguro) - ou seja, na mesma faixa da Twister.
Levando-se em conta o preço competitivo, o fato de ser um modelo absolutamente novo e que certamente ficará muitos anos em linha, e ainda que é de uma marca que tem mais de 1.000 concessionárias da Honda espalhadas pelo Brasil para atender os proprietários, a Honda CB 300F Twister oferece um bom custo-benefício.  E mais: o bom consumo de combustível - média de 36 km/l obtido pelo WM1 no evento de lançamento do modelo - também entra nessa conta positivamente.
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Três razões para fugir da nova Twister

1. Moto visada

Infelizmente no Brasil, principalmente em grandes centros, esse tipo de motocicleta chama bastante atenção, para o bem e para o mal. Com certeza será uma moto muito visada. Quem comprar a nova Twister deve ficar muito atento a isso, já que a possibilidade de tornar alvo de assaltos é considerável.

2. Peças originais caras

Outro ponto negativo é o alto custo das peças originais e genuínas. Essa é a realidade do mercado para todas as motos médias e grandes vendidas do país. Bo caso da Twister, porém, é possível reduzir esse custo já que algumas peças são genéricas e logo haverá um bom número de peças paralelas, como sempre acontece para os modelos da Honda.
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3. Preço

Apesar de oferecer um bom custo-benefício, como explicamos mais acima, o preço cobrado pela nova Twister nas concessionárias (que acaba sendo superior ao preço público sugerido) leva a pensar em alternativas. Afinal, por tal valor é possível encontrar boas opções de motos usadas com baixa quilometragem e até mesmo de cilindrada superior, como essa KTM 390 Duke ABS 2017 com 27.500 quilômetros por R$ 20.900, ou essa Kawasaki ER-6n 2010 por R$ 22 mil com 25 mil quilômetros rodados. Questão de refletir...
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Atualização:

A Honda nos enviou um comentário sobre a questão das "peças originais caras". Segue abaixo:
"Na verdade, quando comparamos a cesta básica de peças da Honda Twister com sua principal concorrente, estamos 5% abaixo. É claro que se compararmos com peças não originais, podemos ficar acima. Porém, conforme menciona a matéria, ao comprar peças paralelas precisamos tomar muito cuidado. As peças mais baratas normalmente são cópias que não oferecem a segurança e a durabilidade das peças originais. Por exemplo, existem pastilhas de freio paralelas com custo bastante reduzido, mas são feitas de amianto - produto abolido da indústria há muitos anos por não oferecer a durabilidade e segurança das originais, que são de cortiça, e o amianto é uma substância cancerígena que pode comprometer seriamente a saúde de quem manuseia essa peça. Esse é só um dos vários exemplos que podemos citar".

Nossa opinião:

Em momento algum a matéria "recomenda" a compra de peças paralelas - apenas ressalta que elas existem, e normalmente custam menos que as originais. O custo das peças originais no mercado brasileiro de reposição - ou seja, em concessionárias autorizadas - é sabida e reconhecidamente alto, e não só as da Honda mas as de todas as principais marcas que atuam no país.
É verdade que, em muitos casos, as peças do mercado paralelo não têm a mesma qualidade das peças originais. Isso, no entanto, não é regra absoluta. Existem peças paralelas de boa qualidade, e cabe ao consumidor escolher bem o que vai comprar.
Quanto às pastilhas de freio com amianto, de fato podem causar danos à saúde de quem as produz e manuseia. E cabe aos órgãos competentes fiscalizar sua venda - se a produção no país é proibida, a venda também deveria ser.

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