Nova Yamaha FZ15: vale a pena comprá-la?

Desempenho, design... Veja aqui cinco motivos para você ter essa moto na sua garagem. E outros cinco para não ter

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Roberto Dutra
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O caro leitor viu aqui no WM1, essa semana, o lançamento da surpreendente nova Yamaha FZ15. Mostramos a chegada da moto, uma avaliação dinâmica e sua ficha técnica. Mas, claro, a decisão de levar uma para casa sempre ficará a cargo de cada um - dependendo de orçamento, preferências estéticas e uso que dará à moto.

Mas vale a pena comprar essa moto? Para ajudar nesta decisão, mas sem tendência positiva ou negativa, listamos aqui cinco motivos para você ter levar esse modelo na sua garagem, e outros cinco para não ter:

Nova Yamaha Fz15 (7)
A FZ15 tem o mesmo motor da Fazer 150 e da Factor 150, mas o design está anos-luz à frente
Crédito: Divulgação
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Cinco motivos para comprar a nova Yamaha FZ15:

1.  Relação custo-benefício

Damos esse nome à relação entre o que uma moto entrega e quanto custa, em um contexto de posicionamento em seu segmento. A FZ15 tem custo-benefício interessante: custa Ra partir de R$ 16.990, fora frete (R$ 17.555 além do frete para o Estado de São Paulo). Pouca coisa acima dos R$ 15.190 da Fazer 150, que virou versão de entrada, e dos R$ 15.060 da versão topo de linha da Honda CG 160, a Titan. A diferença é amplamente compensada pelo design bem mais moderno e pelos recursos a mais em relação a estas, como suspensão traseira monochoque regulável, ABS no freio dianteiro e pneus mais largos e de melhor especificação (radiais Pirelli Diablo Rosso II 100/80 R17 na dianteira e 140/60 R17 na traseira - contra 80/100 R18 na frente e 100/80 R18 atrás na Honda CG, por exemplo).

2. Design e acabamento

A beleza está nos olho de quem vê e é claro que muita gente vai achar a FZ15 bonita e outros tantos verão uma moto feia. Mas é inegável que o modelo foge da mesmice dos modelos de baixa cilindrada com seu tanque musculoso, farol dianteiro em "V" e com projetor e aspecto de moto maior. Além disso, tem baratos muito particulares, como a posição da chave de ignição na parte dianteira do tanque e o bonito painel com fundo "blackout". É uma moto de baixa cilindrada que não passa despercebida e garante aquela onda diante dos amigos.

Pequenos detalhes, como a posição da chave de ignição na parte frontal do tanque, dão um charme especial à FZ15
Crédito: Divulgação
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3. Motor

A nova Yamaha FZ15 tem exatamente o mesmo motor da Fazer 150 e da Factor 150, outros dois modelos da Yamaha. O monocilíndrico refrigerado a ar com 149 cm³, potência de até 12,4 cv a 7.500 rpm e torque de até 1,3 kgf.m a 5.500 rpm é menos potente que o da Honda CG, mas é reconhecidamente confiável e, por já estar em linha há tempos, sua manutenção é barata e não faltarão peças de reposição. Vale lembrar que, por sua capacidade cúbica, insere a FZ15 na lista de motos que poderão ter o IPVA reduzido ou zerado conforme decisão do Congresso (que é opcional, e não impositiva, cabendo aos estados decidir sobre isso)

4. Desempenho

Nossa avaliação dinâmica mostrou que a FZ15 se comportou bem tanto na cidade quanto na estrada - embora não seja exatamente um modelo para viagens longas. Em seu habitat, o mundo urbano, ofereceu conforto satisfatório.

A FZ15 tem ABS no freio dianteiro: um grande diferencial na segurança do piloto
Crédito: Divulgação
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5. Segurança

A Yamaha FZ15 é a única street em sua faixa de cilindrada que vem de fábrica com ABS no freio dianteiro. Todas as outras têm, no máximo, freios combinados CBS. É um grande diferencial para a segurança do piloto e, como já citamos, isso também justifica - com sobra - o preço um pouco mais alto.

Cinco motivos para não comprar a nova Yamaha FZ15:

1. Não é moto de trabalho

Apesar de ser uma moto street de baixa cilindrada, a FZ15 não é a melhor opção como moto de trabalho. Além de ser um pequeno pecado instalar baú e afins em uma moto com visual tão bacana, suas peças certamente serão um pouco mais caras que as de uma HOnda CG ou de uma Yamaha Fazer 50, por exemplo. E você não vai querer quebrar um pisca, um manete ou um espelho dessa moto na ralação diária, certo?

Já imaginou quebrar esse conjunto traseiro com o uso de baús e afins? Melhor não usar essa moto para trabalho
Crédito: Divulgação
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2. Investimento

Se a ideia do caro leitor é comprar uma moto para trabalhar, como mencionamos acima, a FZ15 não é melhor opção também por ter preço superior ao de uma Honda CG ou das Yamaha Fazer 150 e Factor 150 - que, aliás, têm o mesmo motor. Moto para trabalhar é investimento. Então, deve-se optar pelo menor preço possível. Já quem busca uma moto para ir ao trabalho e voltar para casa diariamente tem na FZ15 uma boa opção.

Feia ou bonita, a  FZ15 vai chamar a atenção nas ruas. Pense bem pode onde vai andar com essa moto...
Crédito: Divulgação
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3. Nova Yamaha FZ15 chama a atenção

Infelizmente convivemos com roubos de motos em todos os cantos do país, principalmente nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo. E não tenha  dúvidas de que você chamará atenção até de quem não deve em cima de uma FZ15. Então, antes de comprar essa moto, pense nos trajetos que fará e se passará cotidianamente por lugares de risco. Se ainda assim optar pela FZ15 tome cuidado, faça seguro e seja feliz.

4. Viagens com a nova Yamaha FZ15

Embora nosso repórter Alexandre Ciszewski tenha ido coma  FZ15 até Santos, no litoral paulista, e relatado um bom comportamento por todo o trajeto, não é uma moto indicada pra viagens longas. O próprio Ciszewski  ressaltou que o conforto sentido em âmbito urbano não se repetiu por todo o trajeto em rodovia. Afinal, como em toda moto street a posição de pilotagem na FZ15 é meio "encolhida" e com pernas bem dobradas - o que obviamente cansa em percursos longos.

O motor é confiável e tem manutenção barata, mas não espere uma performance cheia de emoções
Crédito: Divulgação
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5. Muito design e pouco desempenho

A FZ15 tem visual bem agressivo e moderno, que sugere um desempenho vistoso. Mas sua performance é apenas correta e convincente, sem proporcionar doses de adrenalina ou grandes emoções. Então que faz questão de ter a moto mais forte do segmento deve mesmo pensar na Honda CG, que tem um pouco mais de potência, ou mesmo em modelos maiores, com motores de 250 cm³ - é aí que a coisa começa a ficar realmente divertida. Já quem pilota sem muita preocupação com desempenho pode investir na FZ15 sem risco de decepção.

 

 

 

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