O plano de dominação da Bajaj Dominar 400

Modelo alcançou a liderança do segmento das naked em julho e mostrou que custo/benefício é algo fundamental

  1. Home
  2. Motos
  3. O plano de dominação da Bajaj Dominar 400
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O caro leitor que nos perdoe o trocadilho do título, mas não há outra definição melhor para a trajetória da Bajaj Dominar 400 no mercado brasileiro. Lançada em dezembro de 2022 junto com as irmãs menores Dominar 160 e Dominar 200, a maior das três logo se tornou - para surpresa de muita gente - a Bajaj mais vendida por aqui.

Além disso, suas vendas foram crescendo progressivamente. Até que, no mês passado (julho/2024), a moto chegou à liderança do segmento das naked, dando poeira na até então invencível Yamaha MT-03.

Bajaj Dominar 400 Divulgação 1
A Bajaj Dominar 400 tem motor monocilíndrico, mas entrega 40 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A MT-03 era líder permanente do segmento por qualidades como design bacana, desempenho honesto proporcionado pelo motor bicilíndrico de 42 cv de potência e 3 kgf.m de torque e, principalmente, pelo preço - atualmente em R$ 34.100. Não é um valor lá tão baixo, mas sempre foi inferior ao de todas as outras concorrentes do segmento. Até mesmo em relação ao da Kawasaki Z400, que também tem motor bicilíndrico (48 cv e 3,9 kgf.m) e atualmente custa R$ 34.810.

Mas aí veio a Dominar 400 e mudou tudo. Embora tenha a mesma cilindrada, a moto da Bajaj tem motor monocilíndrico - mas que entrega bons 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque. Isso significa menor custo de produção e, por consequência, menor preço final. E que preço...

O painel de instrumentos dividido em dois é um dos muitos baratos da dominar 400
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, a Dominar 400 também é equipada com dois painéis de instrumentos, suspensões dianteira invertida e traseira monochoque, freios com ABS nas duas rodas, pneus sem câmara 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás, e farol de LED. Ou seja, um bom pacote.

A Dominar 400 chegou ao Brasil por R$ 24.900 e esse valor foi praticado até a semana passada, quando aumentou para R$ 25.500. Ainda assim é bem distante dos preços das rivais no segmento. Resultado: vendas crescentes e liderança do segmento. Sim, preço é fundamental.

Em julho último, a Dominar 400 somou 942 unidades emplacadas, enquanto a Yamaha MT-03 registrou 919 vendas. Abaixo das duas, em um distante terceiro lugar, ficou a Honda CB 500F.

A Bajaj está expandindo suas rede de concessionários no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Vale lembrar que a Yamaha tem mais de 500 concessionárias espalhadas pelo país. Já a Bajaj, que está expandindo sua rede, até agora tem cerca de 20. Fica a pergunta: como ficará esse cenário no futuro, quando a Bajaj tiver muito mais pontos de venda do que tem hoje? Será que veremos a Dominar 400 dominar as ruas? A conferir - e com trocadilho.

Comentários
Wid badge