O que já sabemos sobre a nova Honda XRE 300 Sahara

Moto anunciada ontem será lançada oficialmente este mês. Evoca a antiga NX 350 Sahara e terá motor de CB 300F Twister

  1. Home
  2. Motos
  3. O que já sabemos sobre a nova Honda XRE 300 Sahara
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A nova Honda XRE 300 Sahara finalmente saiu do forno: ontem à noite, em convenção com os concessionários, a marca confirmou o lançamento da moto neste mês de novembro. A data ainda não foi revelada, mas já sabemos algumas coisinhas sobre a sucessora das XRE 300 standard, Rally e Adventure.

A origem da nova Sahara

A nova XRE 300 Sahara é uma evolução da XRE 300, que foi lançada em 2010. Antes da XRE, a Honda esteve presente no segmento de modelos trail de cilindrada baixa/média com outros modelos - XL 250R, XLX 350R, NX 350 Sahara e até XR 250 Tornado.  Ao longo dos anos a XRE 300 ganhou novas versões - Rally, em 2014, e Adventure, em 2017, mas eram basicamente a mesma moto com grafismos diferentes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A escolha do sobrenome pretende evocar a NX 350 Sahara, modelo que foi vendido entre 1990 e 1999 e que fez grande sucesso.

Honda Xre 300 Sahara 2
A nova Honda XRE 300 Sahara será lançada oficialmente neste mês de novembro
Crédito: Divulgação
toggle button

Design e mudanças

O nome mudou de XRE 300 para XRE300 Sahara e o visual também mudou - embora menos do que poderíamos esperar em se tratando de um modelo completamente novo. A nova Sahara tem farol de LED com forma de triângulo invertido com moldura, para-brisa e as abas laterais claramente inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin.

Nas únicas imagens divulgadas pela Honda por enquanto, também é possível notar suspensões convencionais com a parte inferior pintada na cor preta, mesmo tom aplicado nas folhas das rodas - dianteira com aro de 19 polegadas - , nas tampas laterais do motor e nos protetores de calor do motor e do escape. No geral, a nova XRE 300 Sahara não parece guardar grande distância visual da XRE 300 que ainda aparece no site da Honda.

Motor é o mesmo da CB 300F Twister

A nova Sahara pode lembrar a antecessora, mas é toda nova. O motor, por exemplo, é o mesmo da CB 300F Twister, que foi lançada no início deste ano. É monocilíndrico e refrigerado a ar, mas tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Na naked, entrega 24,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm com gasolina ou 24,7 cv nas mesmas 7.500 rpm com etanol, além de 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm com os dois combustíveis. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.

A XRE 300 "atual" tem motor também monocilíndrico, mas com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,4 cv de potência a 7.500 rpm com gasolina ou 25,6 cv a 7.500 rpm com etanol, e torque de 2,7 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) ou 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (etanol). O câmbio, porém, tem apenas cinco marchas, enquanto a om secundária também por corrente.

Apenas uma imagem da nova Sahara foi divulgada pela Honda - ao lado da antiga NX 250 Sahara
Crédito: Divulgação
toggle button

Preços e versões

As informações divulgadas ontem apenas confirmaram a existência da moto e a proximidade de seu lançamento - nada sobre preços e versões. Mas apostamos em menos duas configurações diferentes - nem que seja apenas nos grafismos - sendo que uma poderá ter a mesma pintura tricolor clássica da antiga NX 350 Sahara.

Aliás, a Sahara das fotos aparece com protetor de carenagens dianteiras. Mas a peça pode ser item de série em apenas uma das versões, ou em nenhuma - aparecendo apenas como acessório instalado para dar mais glamour ao conjunto. Quanto a preços, vale lembrar que a XRE atual parte de R$ 25 mil, então é provável que os preços da nova Sahara comecem em algo pouco acima disso - ali pelo R$ 27 mil, no máximo.

A clássica Honda NX 350 Sahara dos anos 90: seria legal uma série de lançamento com esse grafismo, não é?
Crédito: Divulgação / Honda
toggle button
Comentários