A nova Honda XRE 300 Sahara finalmente saiu do forno: ontem à noite, em convenção com os concessionários, a marca confirmou o lançamento da moto neste mês de novembro. A data ainda não foi revelada, mas já sabemos algumas coisinhas sobre a sucessora das XRE 300 standard, Rally e Adventure.
A nova XRE 300 Sahara é uma evolução da XRE 300, que foi lançada em 2010. Antes da XRE, a Honda esteve presente no segmento de modelos trail de cilindrada baixa/média com outros modelos - XL 250R, XLX 350R, NX 350 Sahara e até XR 250 Tornado. Ao longo dos anos a XRE 300 ganhou novas versões - Rally, em 2014, e Adventure, em 2017, mas eram basicamente a mesma moto com grafismos diferentes.
A escolha do sobrenome pretende evocar a NX 350 Sahara, modelo que foi vendido entre 1990 e 1999 e que fez grande sucesso.
O nome mudou de XRE 300 para XRE300 Sahara e o visual também mudou - embora menos do que poderíamos esperar em se tratando de um modelo completamente novo. A nova Sahara tem farol de LED com forma de triângulo invertido com moldura, para-brisa e as abas laterais claramente inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin.
Nas únicas imagens divulgadas pela Honda por enquanto, também é possível notar suspensões convencionais com a parte inferior pintada na cor preta, mesmo tom aplicado nas folhas das rodas - dianteira com aro de 19 polegadas - , nas tampas laterais do motor e nos protetores de calor do motor e do escape. No geral, a nova XRE 300 Sahara não parece guardar grande distância visual da XRE 300 que ainda aparece no site da Honda.
A nova Sahara pode lembrar a antecessora, mas é toda nova. O motor, por exemplo, é o mesmo da CB 300F Twister, que foi lançada no início deste ano. É monocilíndrico e refrigerado a ar, mas tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Na naked, entrega 24,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm com gasolina ou 24,7 cv nas mesmas 7.500 rpm com etanol, além de 2,6 kgf.m de torque a 5.500 rpm com os dois combustíveis. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.
A XRE 300 "atual" tem motor também monocilíndrico, mas com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,4 cv de potência a 7.500 rpm com gasolina ou 25,6 cv a 7.500 rpm com etanol, e torque de 2,7 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) ou 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (etanol). O câmbio, porém, tem apenas cinco marchas, enquanto a om secundária também por corrente.
As informações divulgadas ontem apenas confirmaram a existência da moto e a proximidade de seu lançamento - nada sobre preços e versões. Mas apostamos em menos duas configurações diferentes - nem que seja apenas nos grafismos - sendo que uma poderá ter a mesma pintura tricolor clássica da antiga NX 350 Sahara.
Aliás, a Sahara das fotos aparece com protetor de carenagens dianteiras. Mas a peça pode ser item de série em apenas uma das versões, ou em nenhuma - aparecendo apenas como acessório instalado para dar mais glamour ao conjunto. Quanto a preços, vale lembrar que a XRE atual parte de R$ 25 mil, então é provável que os preços da nova Sahara comecem em algo pouco acima disso - ali pelo R$ 27 mil, no máximo.