Pan America x R 1250 GS: qual é a melhor compra?

Será que a nova big trail da Harley-Davidson ameaça o reinado da veterana BMW? Confira o comparativo técnico das duas

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Roberto Dutra
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Com a chegada da Harley-Davidson Pan America 1250 ao mercado brasileiro, a briga no segmento das big trail ficou mais acirrada. Afinal de contas, estão lá modelos "premium" de altíssimo nível, das mais modestas porém eficientes Suzuki V-Strom 1050 e Honda CRF 1100L Africa Twin aos modelos com uma pegada quase super-touring, como a elegante Kawasaki Versys 1000 e a nervosinha Ducati Multistrada, que recentemente ganhou um furioso motor V4.

Harley Davidson Pan America foi lançada nos EUA no ano passado e chegou ao Brasil por R$ 139.995
Crédito: Divulgação
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Mas a dona do pedaço sempre foi a BMW R 1250 GS, a big trail mais vendida do mundo e também do Brasil. Então, cabe compararmos as especificações da Harley-Davidson Pan America com as da alemã, para ver onde cada uma se destaca e se os modelos se equivalem.  Confira abaixo!

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Harley-Davidson Pan America x BMW R 1250 GS

Com o nosso comparativo vamos buscar descobrir até que ponto a norte-americana pode ameaçar a R/GS - vale lembrar que, lá nos Estados Unidos, a alemã perdeu a liderança justamente para a novata. Não levamos em conta opcionais, mas apenas os itens de série que constam nos sites de cada marca.

A linha BMW R 1250 GS é velha conhecida do Brasil e do mundo. A Adventure custa R$ 124.500
Crédito: Divulgação
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Coisas em comum

Pra começar, vale lembrar os recursos que as duas têm em comum. Não é pouca coisa: ambas têm iluminação full-LED, cavalete central, ajustes de altura no para-brisa, proteções de mãos, do motor, de cárter e do tanque, chave presencial, chapa de bagageiro traseiro e painel de TFT. As duas também têm freios com disco duplo na dianteira e simples na traseira, e aros de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás - mas na BMW as rodas são raiadas, melhores para o off-road, e na Harley, de liga leve, melhores para o asfalto.

O painel da Pan America é uma tela de TFT bonita e rica em informações, com setups bem fáceis
Crédito: Divulgação
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As suspensões semi-ativas são outro recurso presente em ambas, mas o curso na alemã é um pouco maior, de 21 cm na frente e 22 cm atrás, contra 19,1 cm nas duas suspensões da Harley. Modos de pilotagem? Cinco a três para a Harley, que tem dois a mais. Mas o ABS desligável para off-road está nas duas, que também compartilham recursos eletrônicos como assistente de partida em rampa e controle de tração. Para carregar o smartphone, a alemã tem tomadinha 12V e a norte-americana, portinha USB.

BMW R 1250 GS Adventure também tem painel TFT rico em informações, mas manuseio não é tão fácil
Crédito: Divulgação
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As diferenças entre Pan America e R 1250 GS

Daí em diante temos algumas diferenças. A BMW R/GS tem, atualmente, 1.254 cm³ em seu tradicional motor com dois cilindros contrapostos (boxer). É refrigerado a água, tem quatro válvulas por cilindro, comando variável, potência de 136 cv a 7.750 rpm e torque de 14,3 kgf.m a 6.250 pm. Na Harley-Davidson Pan America, são 1.250 cm³ em configuração V2 também com refrigeração líquida, oito válvulas e comando variável. Mas ali são 150 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 13 kgf.m a 6.750 rpm.

Ou seja, a norte-americana é mais potente e pouca coisa menos torcuda, o que lhe dá alguma vantagem inclusive por pesar menos: 258 quilos em ordem de marcha, contra 268 quilos da rival.

O Motor Revolution Max 1.250 é um projeto novo da Harley. Refrigerado a água, estreou na Pan America
Crédito: Divulgação
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Nas duas o câmbio tem seis marchas, mas as transmissões secundárias são diferentes: na BMW, por eixo cardã em balança monobraço, o que facilita demais a manutenção e serviços básicos, como inspeção do freio traseiro ou troca do pneu - que é sem câmara na roda raiada. Na Harley, por corrente, que dá mais trabalho na manutenção (lubrificações e ajustes), mas é mais barata na hora de consertos decorrentes de danos.

A transmissão secundária da BMW R 1250 GS é por eixo cardã com balança monobraço
Crédito: Divulgação
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Na R/GS é possível ajustar o ângulo de abertura dos manetes de freio e de embreagem, e a posição dos pedais do câmbio e do freio. Na Harley, só do pedal do freio. Outra vantagem da alemã é o tamanho do tanque: 30 litros contra 21,2 litros na moto da Harley - mas ambos são de alumínio. A big trail de Milwaukee, porém, tem faróis auxiliares de série, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, embreagem assistida e deslizante (inclusive em curvas) e também quickshifter bidirecional, itens que não aparecem na lista da R/GS.

Versões e preços

A Harley-Davidson Pan America 1250 é vendida nos Estados Unidos em duas versões, standard e Special, mas aqui no Brasil só existe a topo de linha. Por isso, a versão da BMW R 1250 GS que rivaliza com ela é a Adventure, a mais completa. A norte-americana é mais cara - começa em R$ 139.995, enquanto a alemã parte de R$ 124.500.

Mas, a Harley, como mostramos acima é mais potente e mais leve, o que lhe dá vantagem em desempenho. A R/GS, porém, tem 40 anos de estrada nas costas e já provou que "aguenta o tranco". A Pan America ainda tem que provar seu valor e resistência. Em equipamentos, as duas quase se equivalem, (com ligeira vantagem para a Harley), já que uma tem alguns recursos que a outra não tem, e vice-versa.

Então, neste momento, em princípio e sob uma ótica racional, a BMW R 1250 GS Adventure ainda é uma compra mais atraente. Mas vale lembrar que, pelo menos por um tempo, o seguro da Pan America deve ser bem mais em conta devido à falta de histórico - e o status de ter na garagem uma novidade, e ainda mais a primeira big trail da história da Harley-Davidson, devem entrar na conta e na decisão.

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