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Pan America x R 1250 GS: qual é a melhor compra?

Será que a nova big trail da Harley-Davidson ameaça o reinado da veterana BMW? Confira o comparativo técnico das duas

por Roberto Dutra

Com a chegada da Harley-Davidson Pan America 1250 ao mercado brasileiro, a briga no segmento das big trail ficou mais acirrada. Afinal de contas, estão lá modelos "premium" de altíssimo nível, das mais modestas porém eficientes Suzuki V-Strom 1050 e Honda CRF 1100L Africa Twin aos modelos com uma pegada quase super-touring, como a elegante Kawasaki Versys 1000 e a nervosinha Ducati Multistrada, que recentemente ganhou um furioso motor V4.

Mas a dona do pedaço sempre foi a BMW R 1250 GS, a big trail mais vendida do mundo e também do Brasil. Então, cabe compararmos as especificações da Harley-Davidson Pan America com as da alemã, para ver onde cada uma se destaca e se os modelos se equivalem.  Confira abaixo!

Harley-Davidson Pan America x BMW R 1250 GS

Com o nosso comparativo vamos buscar descobrir até que ponto a norte-americana pode ameaçar a R/GS - vale lembrar que, lá nos Estados Unidos, a alemã perdeu a liderança justamente para a novata. Não levamos em conta opcionais, mas apenas os itens de série que constam nos sites de cada marca.

Coisas em comum

Pra começar, vale lembrar os recursos que as duas têm em comum. Não é pouca coisa: ambas têm iluminação full-LED, cavalete central, ajustes de altura no para-brisa, proteções de mãos, do motor, de cárter e do tanque, chave presencial, chapa de bagageiro traseiro e painel de TFT. As duas também têm freios com disco duplo na dianteira e simples na traseira, e aros de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás - mas na BMW as rodas são raiadas, melhores para o off-road, e na Harley, de liga leve, melhores para o asfalto.

As suspensões semi-ativas são outro recurso presente em ambas, mas o curso na alemã é um pouco maior, de 21 cm na frente e 22 cm atrás, contra 19,1 cm nas duas suspensões da Harley. Modos de pilotagem? Cinco a três para a Harley, que tem dois a mais. Mas o ABS desligável para off-road está nas duas, que também compartilham recursos eletrônicos como assistente de partida em rampa e controle de tração. Para carregar o smartphone, a alemã tem tomadinha 12V e a norte-americana, portinha USB.

As diferenças entre Pan America e R 1250 GS

Daí em diante temos algumas diferenças. A BMW R/GS tem, atualmente, 1.254 cm³ em seu tradicional motor com dois cilindros contrapostos (boxer). É refrigerado a água, tem quatro válvulas por cilindro, comando variável, potência de 136 cv a 7.750 rpm e torque de 14,3 kgf.m a 6.250 pm. Na Harley-Davidson Pan America, são 1.250 cm³ em configuração V2 também com refrigeração líquida, oito válvulas e comando variável. Mas ali são 150 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 13 kgf.m a 6.750 rpm.
Ou seja, a norte-americana é mais potente e pouca coisa menos torcuda, o que lhe dá alguma vantagem inclusive por pesar menos: 258 quilos em ordem de marcha, contra 268 quilos da rival.

Nas duas o câmbio tem seis marchas, mas as transmissões secundárias são diferentes: na BMW, por eixo cardã em balança monobraço, o que facilita demais a manutenção e serviços básicos, como inspeção do freio traseiro ou troca do pneu - que é sem câmara na roda raiada. Na Harley, por corrente, que dá mais trabalho na manutenção (lubrificações e ajustes), mas é mais barata na hora de consertos decorrentes de danos.

Na R/GS é possível ajustar o ângulo de abertura dos manetes de freio e de embreagem, e a posição dos pedais do câmbio e do freio. Na Harley, só do pedal do freio. Outra vantagem da alemã é o tamanho do tanque: 30 litros contra 21,2 litros na moto da Harley - mas ambos são de alumínio. A big trail de Milwaukee, porém, tem faróis auxiliares de série, cruise control, monitoramento de pressão dos pneus, embreagem assistida e deslizante (inclusive em curvas) e também quickshifter bidirecional, itens que não aparecem na lista da R/GS.

Versões e preços

A Harley-Davidson Pan America 1250 é vendida nos Estados Unidos em duas versões, standard e Special, mas aqui no Brasil só existe a topo de linha. Por isso, a versão da BMW R 1250 GS que rivaliza com ela é a Adventure, a mais completa. A norte-americana é mais cara - começa em R$ 139.995, enquanto a alemã parte de R$ 124.500.
Mas, a Harley, como mostramos acima é mais potente e mais leve, o que lhe dá vantagem em desempenho. A R/GS, porém, tem 40 anos de estrada nas costas e já provou que "aguenta o tranco". A Pan America ainda tem que provar seu valor e resistência. Em equipamentos, as duas quase se equivalem, (com ligeira vantagem para a Harley), já que uma tem alguns recursos que a outra não tem, e vice-versa.
Então, neste momento, em princípio e sob uma ótica racional, a BMW R 1250 GS Adventure ainda é uma compra mais atraente. Mas vale lembrar que, pelo menos por um tempo, o seguro da Pan America deve ser bem mais em conta devido à falta de histórico - e o status de ter na garagem uma novidade, e ainda mais a primeira big trail da história da Harley-Davidson, devem entrar na conta e na decisão.

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