Veja boas motos trail usadas até R$ 20 mil

Listamos aqui oito modelos médios versáteis, baratos e capazes de te levar a qualquer lugar

  1. Home
  2. Motos
  3. Veja boas motos trail usadas até R$ 20 mil
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A grana está curta, mas o sonhos te levam a lugares distantes? Se quebrar o cofrinho, você até tem orçamento para a viagem, mas sua moto tem limitações para chegar naqueles lugares mais complicados?

Então, que tal trocá-la por uma trail média que cabe no seu bolso, arrumar as bagagens e conhecer lindas cachoeiras, rios, lagos ou praias cujos acessos mais difíceis também tornam esses lugares ainda mais legais? Listamos aqui oito motos trail médias usadas de até R$ 20 mil capazes de te levar a qualquer lugar.

A lista vai das menores para as maiores, e os anos de produção/vendas mencionados são baseados na tabela Fipe. São modelos mais ou menos antigos ainda vendidos em grandes volumes, e que você encontra em ótimo estado se pesquisar bem.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Aqui na Webmotors, mesmo, você encontra todas elas! Mas nunca esqueça: ao comprar qualquer moto usada, você deve fazer uma boa revisão antes de pegar a estrada. Escolha a que mais se adequa ao seu bolso e aos seus sonhos - e boas viagens!

1. Yamaha Ténéré 250

1. Yamaha Ténéré 250
Yamaha Ténéré 250 foi vendida entre 2011 e 2019 e deixou saudades
Crédito: Divulgação
toggle button

A chamada "TE250" foi tão bem-sucedida no Brasil que até hoje muita gente torce o nariz ao lembrar que a Yamaha a tirou de linha e deixou só a Lander 250 nessa seara. Paciência. Ela brigava bem com a Honda XRE 300 e tem virtudes particulares: para viajar, por exemplo, seu pequeno para-brisa ajuda bastante - coisa que a rival nunca teve.

Como na maioria das trail pequenas ou médias, seu banco é duro e o desempenho, algo limitado. Mas se você não tem pressa e quer chegar naquela praia selvagem com segurança, a Ténérézinha lhe atenderá muito bem. As "últimas", ano 2018/2019, custam de R$ 18 mil a R$ 20 mil. Mas nem precisa gastar tanto: você encontra boas por R$ 12 mil a R$ 14 mil, facilmente. A moto foi vendida entre 2011 e 2019.

2. Yamaha Lander 250

Lander 250 tem capacidade fora de estrada mais forte que a Teneré 250
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa tem uma história longa: começou a ser vendida em 2007 e desde então permanece no front de combate. Quadro e motor, entre outros componentes, são os mesmos da Ténéré 250. É tão pau-pra-toda-obra quanto a irmã, só que tem ainda mais vocação off-road - por outro lado, não é tão boa de estrada.

A zero-km custa R$ 18.400 (com frete e taxas, pode chegar a R$ 20 mil), porém como aqui falamos das usadas, pesquisamos os outros preços e encontramos valores que começam em parcos R$ 7 mil para aquelas mais antigas (e que eram mais simples e feiosas, também). Mas, nem tanto lá nem tanto cá: como referência, as 2015, por exemplo, custam em média R$ 14 mil e você fará uma boa compra.

3. Honda XRE 300

Honda XRE 300 se destaca pela manutenção simples
Crédito: Divulgação
toggle button

Apesar dos famosos problemas de cabeçotes trincados, a XRE 300 é uma moto muito bem-sucedida no mercado brasileiro. Tanto que, lançada em 2010, permanece em linha até hoje. Devido ao seu tamanho e peso enxutos, permite encarar caminhos bem difíceis sem sacrificar tanto o piloto - em teoria, quanto maior e mais pesada a moto, mais força o condutor faz no off-road.

Tem razoável nível de conforto, manutenção muito simples e grande liquidez. Com R$ 20 mil você compra uma 2018 com menos de 5.000 km, mas é possível encontrar a XRE por menos de R$ 10 mil. Vai depender do ano, do estado e da quilometragem, entre outros critérios.

4. Honda NX 350 Sahara

NX 350 Sahara é a veterana desta lista, mas é uma das mais versáteis
Crédito: Divulgação
toggle button

O caro leitor pode questionar o que faz nessa lista uma moto tão mais antiga, vendida entre 1990 e 1999. Acontece que a Sahara ainda tem uma legião de fãs, anda bem, é razoavelmente confortável e muito versátil.

Leve, mas com desempenho forte, é perfeita para viagens por todo tipo de estrada - de asfalto a terra. Além disso tudo, sua manutenção não é complicada porque ainda se acha peças para ela com relativa facilidade. Por fim, tem o bolso: existem motos em excelente estado por R$ 10 mil.

5. Honda NX4 Falcon

Falcon é uma das mais famosas e tem bom custo/benefício
Crédito: Divulgação
toggle button

E a Falcon, hein? Foi vendida no Brasil de 2003 a 2008, saiu de linha e voltou injetada para ficar mais três anos, entre 2013 e 2015. Este modelo teve seus dias de glória e ainda hoje é considerado uma ótima opção de trail média com preço atraente, algum conforto, versatilidade e baixa manutenção.

As carburadas da primeira leva vão custar de R$ 7 mil a R$ 14 mil, conforme o ano, estado e quilometragem. Mas com uns R$ 12 mil você já leva para casa uma moto boa. Se puder gastar um pouco mais, opte pelas injetadas da segunda leva: com R$ 14 mil você faz uma ótima compra!

6. Yamaha XT 600 Z Ténéré

Ténéré 600 é cultuada por muitos fãs e consumidores até hoje
Crédito: Divulgação
toggle button

A Ténéré 600 entra em nossa lista não só pela adequação aos critérios, mas também por sua importância histórica. Vendida no Brasil por um tempo relativamente curto - de 1988 a 1993 -, fez um sucesso absurdo e conquistou muitos fãs.

Fez história antes, durante e depois: a antecessora, a XT 500, ganhou o rali Paris-Dakar em 1979 e 1980. E a "TE600" deu origem a sucessoras dignas do nome, como a Super Ténéré 750 e XT 600Z Ténéré e, mais recentemente, a Ténéré 700, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2021. Os "filés" custam em torno dos R$ 15 mil, mas encontra-se boas motos por R$ 10 mil a R$ 12 mil.

7. Yamaha XT 600E

Yamaha XT 600E se vale da reputação de moto durável
Crédito: Divulgação
toggle button

A trail média da Yamaha tem fama de inquebrável. De fato, é o tipo de moto que só dá problema se for mal cuidada. Vendida no Brasil entre 1993 e 2005, é alta, tem ótimas suspensões, é ágil com seu entre-eixos curto, versátil por não ser muito pesada e sua manutenção é fácil devido ao motor monocilíndrico refrigerado a ar.

Seu pecado é o banco duro, mas provavelmente é a melhor opção neste cenário que apresentamos. O preço médio gira em torno dos R$ 12 mil. As raridades batem nos R$ 18 mil e as mais "sambadas" - que vão te dar algum trabalho - custam, em média, R$ 8 mil.

8. Suzuki DR 650 RE

Suzuki DR 650 é robustas, mas fique atento às peças
Crédito: Divulgação
toggle button

Eis aqui um verdadeiro tanque de guerra que hoje em dia se compra por uma pechincha. Vendida no Brasil entre 1996 e 2001, é um motaço cujos preços variam bastante: as raridades encostam nos R$ 16 mil, mas, em geral,  a moto custa de R$ 8 mil a R$ 12 mil.

É alta, grande e pesada, e por isso requer alguma destreza no universo off-road. No asfalto, roda serena ao lado de qualquer custom ou touring. A compra deve levar em conta que peças mais complicadas, além daquelas usadas nas manutenções periódicas, podem ser difíceis de encontrar.

Comentários