Quer pegar a estrada? As custom estão aí pra isso!

Depois de longo tempo na berlinda, segmento renasceu com modelos pequenos e médios acessíveis. Veja as principais opções

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Roberto Dutra
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O segmento de motos custom já teve seus dias de glória no mercado brasileiro. Em décadas passadas, vimos muitos rodando no país - entre nacionais e importadas. Da Honda, tivemos Shadow 600, 750 e 1100, e ainda a Magna 750. Da Yamaha, as Virago 250, 535, 750 e 1100, e também Drag Star 650 e 1100 e Royal Star 1300.

Da Suzuki, Intruder 125, 250, 800 e 1400, Marauder 800, Boulevard 800, 1400 e 1500, e da Kawasaki, as Vulcan 500, 750, 800 e 1500. Sem falar na extensa linha que a Harley-Davidson já vendeu por aqui no passado - hoje a marca americana voltou a ser "premium", com preços estratosféricos.

Aí as fabricantes pararam de investir no segmento, as custom caíram na berlinda e o público que curte esse tipo de moto ficou sem opções zero-quilômetro: passou a ter que se contentar com motos usadas, apenas.

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Porém, nos últimos três anos, as custom voltaram progressivamente. E hoje temos modelos de baixa e média cilindrada razoavelmente acessíveis, em uma volta à crista da onda coroada pelos lançamentos recentes da Royal Enfield Super Meteor 650 e da Kawasaki Eliminator 500. Com qual delas você pegaria uma estrada? Conheça abaixo os principais modelos de baixa e média cilindrada que você pode levar para casa:

Haojue Chopper Road 150
A Haojue Chopper Road 150 "substituiu" a Suzuki Intruder 125 - que, no fim das contas, era uma Haojue!
Crédito: Divulgação
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Haojue Chopper 150

A pequena Chopper Road 150 foi lançada em 2017 como uma espécie de sucessora da amada Suzuki Intruder 125. Que, muita gente nem sabe, era uma Haojue, pois era fabricada pela marca chinesa para a japonesa. A Chopper Road, claro, é uma moto pequena e não indicada para viagens.

Mas como no Brasil tem gente que viaja até de Honda Pop 110i, a pequena custom está na nossa lista. Tem visual clássico charmosinho, mecânicas simples e confiável e manutenção barata. O motor monocilíndrico rende 11,2 cv de potência e 1,1 kgfm de torque. Custa R$ 13.885.

Haojue Master Ride 150
A Haojue Master Ride 150 é uma custom para uso ubano e vem de fábrica com baús laterais
Crédito: Divulgação
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Haojue Master Ride 150

Espécie de irmã mais sofisticada da Chopper Road, tem visual estilo drag custom mais rebuscado e um pouco mais de requinte em componentes como painel, banco, escapamento e para-lamas. E também vem equipada com pequenos baús laterais de fibra, para transportar pequenas bagagens. O motor é o mesmo da Chopper Road, porém já com injeção eletrônica, que rende 12,1 cv de potência e os mesmos 1,1 kgf.m de torque. Custa R$ 16.779.

Royal Enfield Meteor 350
A Royal Enfield Meteor 350 foi lançada em 2021 e logo se tornou a custom mais vendida do país
Crédito: Divulgação
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Royal Enfield Meteor 350

A Meteor 250 foi lançada em 2021 e causou sensação. O design de muito bom gosto conquistou uma legião de fãs, assim como o preço acessível. O desempenho relativamente modesto proporcionado pelo motor monocilíndrico refrigerado ar, que entrega 20,2 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque - pouco para seus 191 quilos em ordem de marcha - não desanimou seus compradores.

Eu, inclusive, fiz uma viagem de São Paulo ao Rio com uma Meteor 350, e foi bastante tranquilo. É vendida em três versões, com preços levemente diferentes: Fireball, a R$ 23.790, Stellar, a R$ 24.990, e Supernova, a R$ 25.790.

Royal Enfield Super Meteor 650 Movimento (10)
Com preço atraente, a Royal Enfield Super Meteor 650 chegou em maio e logo passou a ter fila de espera
Crédito: Guilherme Veloso/Divulgação
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Royal Enfield Super Meteor 650

A Super Meteor 650 é a mais recente sensação do mercado brasileiro. Chegou em maio e logo passou a ter fila de espera. O motivo? A ótima relação custo/benefício. Afinal, é uma custom média com um conjunto bem atraente e preços acessíveis.

Tem motor bicilíndrico de 648 cm³ refrigerado a ar, que entrega 47 cv e cerca de 5 kgf.m de torque, ABS nas duas rodas - que são de liga leve e usam pneus sem câmara, painel com navegador GPS por conexão com smartphone, visual imponente e ainda oferece bom nível de conforto para piloto e garupa. Disponível em três versões: Astral, por R$ 33.990, Interstellar, por R$ 34.490 e Celestial, por R$ 34.990.

Kawasaki Eliminator 450 10
A Kawasaki Eliminator 500 é uma custom baixa, esguia e comprida
Crédito: Divulgação
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Kawasaki Eliminator 500

O mais recente lançamento da Kawasaki veio ocupar um espaço no segmento das custom teoricamente logo abaixo do ocupado pela irmã maior Vulcan 650 S - e pela própria RoyaL Enfield Super Meteor 650. Tem motor um pouco menor e uma custom mais '"bandida", com visual baixo, esguio e comprido. Tem na ótima maneabilidade sua principal virtude, e ainda é baixa, o que facilita a via de pilotos de baixa estatura (banco a 73,5 cm do solo).

O motor com dois cilindros em linha, 451 cm³ e refrigerado a água fornece bons 51 cv e gira muito - chega nas 10.000 rpm -, enquanto o torque é de 4,3 kgf.m a 7.500 rpm.  É vendida em duas versões, a standard, por R$ 44.490, e a SE, por R$ 45.490 - tem, a mais, moldura no farol, pintura bicolor e tomadinha USB.

Kawasaki Vulcan 650 S 2022 2
A Kawasaki Vulcan 650 S é vendida em duas versões e entrega um desempenho mais que satisfatório
Crédito: Reprodução
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Kawasaki Vulcan 650 S

A Vulcan 650 S está no mercado desde 2015 e, de certa forma, é uma sobrevivente dos tempos em que as custom estavam fora do radar das fabricantes - por muito tempo, habitou o segmento absolutamente sozinha. Com o tempo, ganhou aprimoramentos, algumas versões especiais na pintura e com moldura no farol dianteiro. O design não é clássico, o que afugenta compradores mais conservadores.

Mas, sem dúvida, é uma moto eficiente no que propõe. O motor com dois cilindros em linha, 649 cm³ e refrigerado a água entrega 61 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 6,4 kgf.m a 6.600 rpm. Ou seja, 10 cv e 2 kgf.m a mais que a Eliminator, mas em rotações mais baixas. A Vulcan 650 S custa R$ 52.530 e a versão Vulcan 650 S Cafe, com pintura bicolor e moldura no farol dianteiro, começa em R$ 54.530.

Tags:Motos
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