Os mais novos talvez não lembrem, mas a turma pós-40 certamente sim: Robert Craig Knievel, ou Evel Knievel, foi um dublê e piloto de motocicletas americano que, nas décadas de 60, 70 e 80, realizou várias façanhas inesquecíveis.
Knievel saltava por cima de fileiras de carros, desfiladeiros e outros obstáculos com sua moto, encantando o público com sua coragem - ou maluquice. Em suas apresentações, sempre usava capacete e macacão coloridos.
Como nada sai barato, Knievel também entrou para Guiness, o livro dos recordes, como o homem "vivo" com mais ossos quebrados: foram 433 fraturas ao longo da vida. O piloto faleceu em 2007, por problemas respiratórios.
Feitas as apresentações in memorian, vamos ao que interessa: a Triumph acaba de lançar, lá na Inglaterra, uma série especial das Rocket III que homenageia o piloto. Batizada de Rocket III Evel Knievel Limited Edition, pega as duas versões - R e GT - e terá apenas 500 unidades das duas para todo o mundo.
A diferença destas para as Rocket III "normais" está na pintura, nos grafismos e em acabamentos. Têm tanque de combustível cromado e adornado com o icônico grafismo de estrelas e listras dos macacões do piloto, bancos de couro com a assinatura de Knievel em dourado, exclusiva animação inicial da tela do painel de instrumentos de TFT, e placa de cobertura de came preta e dourada, e também numerada e com a assinatura de Knievel gravada a laser.
O painel de instrumentos com tela de TFT exibe uma imagem inicial exclusivaJunto com a moto, cada comprador também receberá um livro de capa dura, que conta a história de Evel Knievel e suas Triumph - os livros também são numerados.
A parte mecânica das motos não muda, claro. Está lá o enorme motor de três cilindros em linha longitudinal, que tem 2.458 cm³ e entrega obtusos 182 cv de potência com 22,5 kgf.m de torque. E, também os quitutes habituais - telescópios dianteiros Showa invertidos com ajustes, suspa traseira Showa com piggyback também ajustável, freios Brembo Stylema, ABS otimizado para curvas, controle de tração, modos de pilotagem e afins.
Quem lembra de Evel Knievel também deve lembrar que o piloto usou, muitas vezes, motos da Harley-Davidson em suas peripécias - afinal, era americano. Mas Knievel também usou motos da Triumph várias vezes - principalmente nos anos de 1967 e 1968. Curiosamente suas últimas apresentações também foram com uma Triumph - uma Bonneville T140 de 750 cm³.
A façanha mais famosa com uma Triumph foi o salto sobre as fontes do famoso hotel e cassino Caesar's Palace, em Las Vegas, em 1967. A moto era uma Triumph T120 TT.
Mas, nessa, ele não foi muito bem-sucedido: depois de voar por 42 metros sobre as fontes, Knievel perdeu o controle de sua Bonneville ao pousar e caiu espetacularmente, horrorizando os espectadores.
O piloto sofreu várias fraturas. Mas, depois de passar 29 dias em coma, acordou e retomou as atividades, mais empolgado do que nunca. Ao longo da vida, Evel Knievel realizou mais de 170 saltos.