Enquanto aqui no Brasil a Royal Enfield Himalayan com motor de 450 cm³ ainda é apenas uma especulação, na Índia a moto está fazendo testes de rodagem em terreno off-road que parecem ser a etapa final antes do lançamento.
Um vídeo da moto rodando em trechos acidentados foi replicado em vários canais do Youtube. Na condução está o piloto indiano Chunchunguppe Shivashankar Santosh, mais conhecido como C.S. Santosh.
Campeão indiano de Supercross e Motocross, e considerado um herói nacional por aquelas bandas, Santosh leva a moto por vários trechos de terra. O desempenho da Himalayan 450 é, aparentemente, surpreendente: a moto parece aguentar sem sofrimento os terrenos ruins e os saltos.
A Himalayan 450 é uma versão maior e melhorada da Himalayan 411 que conhecemos. No vídeo, cujas imagens foram editadas em trechos curtos, a nova versão maior exibe tanque de combustível diferente, farol de LED, garfos invertidos na suspensão dianteira e ponteira de escape da marca inglesa Arrow - esta, certamente um acessório, que não será item de série.
Até chegar à versão final de produção, a Himalayan 450 ainda deve sofrer alterações. Mas o modelo será bem parecido com o do vídeo. Inclusive podemos ver algumas mudanças relevantes em relação à atual Himalayan 411.
O motor continuará sendo monocilíndrico, mas terá refrigeração líquida. Com quase 450cm³ de capacidade cúbica, deverá ter uns 35 cv e potência e 4 kgf.m de torque, contra os atuais 24,3 cv e 3,2 kgf.m.
A suspensão dianteira passará a ser invertida e da marca japonesa Showa. Já os discos de freio ficarão maiores - com o traseiro desligável -, e a transmissão revisada terá engates mais suaves. O escape de fábrica exibirá novo desenho, para melhorar o fluxo de ar e reduzir as emissões. E o chassi, claro, terá melhorias e reforços para suportar o motor crescido.
Aqui no Brasil não devemos esperar a Himalayan 450 antes do segundo semestre do ano que vem, no mínimo.