O caro leitor acompanhou aqui com o WM1 o lançamento da Royal Enfield Himalayan 450 recentemente - na segunda quinzena de março. Falamos tudo sobre a moto, inclusive sobre o desempenho, já que aceleramos o novo modelo por quase 300 quilômetros - confira aqui nossas impressões.
Mas, na época, não falamos sobre as expectativas de vendas. É que as marcas, atualmente, evitam falar sobre perspectivas e expectativas nesse sentido - afinal de contas, os volumes de vendas dependem de muitos fatores. No caso da Himalayan 450, inclusive dos kits que são enviados da Índia para montagem em manaus (AM).
Mas a Royal Enfield não se furtou a falar sobre isso. E disse, durante a apresentação, que trabalha com a ideia de 700 unidades por "lote" - que devem chegar, em média, a cada mês.
Com esse volume, a Himalayan 450 provavelmente se tornaria a líder do segmento de trails médias e grandes - com motores acima de 300 cm³. É algo que só saberemos no início de maio, quando a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) divulgar os dados de vendas de abril - que será o primeiro mês "cheio" da Himalayan 450 no mercado.
Nos próximos dias os dados de vendas de março serão divulgados, e já teremos alguma ideia das vendas da trail anglo-indiana. Mas serão relativos a poucos dias, já que a pré-venda do modelo começou às 19h do última dia 19 de março.
Mas já podemos fazer um exercício de futurologia. Se a Himalayan 450 vender metade do previsto - ou seja, 450 unidades - por mês, já se tornará a líder.
Isso porque as concorrentes listadas no segmento pela Fenabrave não costumam chegar às 400 unidades mensais. Em fevereiro, por exemplo, a mais vendida foi a Honda CB 500X, com 321 unidades.
Na sequência, com menos de 300 unidades emplacadas, ficaram Triumph Tiger 900, BMW R 1300 GS, Honda BC 750X, BMW F 900 GS, Triumph Tiger 1200, Kawasaki versys 650, Suzuki V-Strom 650, Honda CRF 1100L Africa Twin e Suzuki V-Strom 800.
Ou seja, a Royal Enfield Himalayan 450 tem todas as chances de virar a "best-seller" entre as trails de média e alta cilindrada.
Vale lembrar que os números e modelos citados acima se enquadram na categoria "maxtrail" da Fenabrave. Mas, no mundo real, a Himalayan 450 vai brigar com modelos da categoria Fenabrave "trail/fun", que pega motos com motores de até 300 cm³.
Aí, nesse caso, a briga será muito mais difícil. Estão ali vendedoras incontestáveis como Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XRE 300 Sahara, cujos volumes de vendas costumam superam as 3 mil unidades mensais. Ou seja, nesse caso a Himalayan 450 vai aspirar, no máximo, a roubar algumas vendas dessas concorrentes.
Por outro lado, ainda ficará à frente de outras trails e crossovers médias, como Kawasaki Versys-X 300, Triumph Scrambler 400X, Zontes T350X, Dafra NH 300 e BMW G 310 GS.
Aliás, vale ressaltar mais uma vez que a Himalayan 450 tem preço inferior ao da maioria destas motos citadas acima, além de ser mais equipada. Isso confere ao modelo um custo-benefício que nenhuma rival direta ou indireta consegue igualar.
Duvida? Então confira aqui nosso comparativo de custo-benefício da Himalayan 450 com todas estas concorrentes.
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