Foram tantos os vazamentos de fotos e vídeos da nova geração da Royal Enfield Himalayan que a marca resolveu mostrar, em imagens oficiais (mas não de alta definição), as formas definitivas da moto.
Separamos aqui algumas imagens oficiais e também não oficiais, publicadas recentemente em sites internacionais como rushlane.com e visordown.com. E o que vemos é uma Himalayan realmente nova em tudo.
A apresentação oficial da moto acontecerá no Salão de Milão, que será realizado entre os próximos dias 7 e 12 de novembro. Então, até lá, muita coisa ainda é especulação. Mas não algumas especificações que já vazaram, e que muito provavelmente estão certas.
A nova Himalayan terá motor com 452 cm³. O novo bloco fará parte do chassi, que também é todo novo, e não mais ficará apoiado em berço duplo. Ainda será um monocilíndrico com quatro válvulas, mas terá refrigeração líquida. Com isso, e muitos outros aprimoramentos (incluindo redução de peso), a potência será de pelo menos 40 cv a 8.000 rpm.
É bem mais que os 24 pocotós entregues pelo atual modelo, cujo motor de 411 cm³ é um monocilindrico pesado e arrefecido a ar. Com essa força a mais, a nova Himalayan deve resolver - ou pelo menos reduzir - o principal problema da atual, que é justamente a falta de potência.
Os sites internacionais não revelaram o torque da nova Himalayan. Mas também deve ser um número superior aos 3,2 kgf.m a 4.500 rpm da atual. Porém, não muito mais: provavelmente ali na faixa dos 5 kgf.m, se tanto.
Contudo, outras características também foram entregues. A nova moto terá suspensões dianteiras Showa invertidas, freios a disco com ABS nas duas rodas, painel de instrumentos com relógio único digital que já inclui o sistema de navegação por GPS Tripper, câmbio de seis marchas e iluminação full-LED.
A nova Himalayan também será maior que o modelo atual. Terá 2,24 m de comprimento e entre-eixos de 1,51 m. São números superiores aos 2,19 m e aos 1,46 m da moto atual, nas mesmas medidas. Já a altura máxima é de 1,31 m, contra 1,36 m da atual.
Esses números indicam uma moto um pouco mais comprida e baixa, o que pode sinalizar uma performance melhor no asfalto, mas não necessariamente fora dele - onde motos curtas e altas costumam ser mais adequadas.
Como as motos da marca costumam chegar no mercado brasileiro entre seis e oito meses depois do lançamento na Índia, podemos esperar essa nova Himalayan 452 por aqui lá para o segundo semestre de 2024.