A linha 350 da Royal Enfield acaba de ganhar mais uma representante, lá na Índia: a marca apresentou nesta sexta-feira (01) a nova geração da Bullet. Para quem não lembra, "Bullet" é o nome mais icônico nas fileiras da Royal Enfield - entre várias gerações, já dura 90 anos!
A nova Bullet é uma moto adaptada aos novos tempos. Em encarnações passadas, teve motor de 350 cm³ e, depois, subiu para 500 cm³ - inclusive as primeiras Royal Enfield que chegaram ao Brasil, em 2017, foram justamente a Classic e a Bullet 500. Nos primeiros tempos tinha chassi e motor próprios, mas depois compartilhou componentes com a Classic.
Agora, a moto volta a ter motor de 350 cm³. É o mesmo que já equipa as irmãs Meteor, Classic e Hunter. Assim, é a quarta moto feita sobre uma mesma plataforma. Aliás, além do motor, a nova Bullet usa vários outros componentes iguais aos das outras, como o próprio chassi. São os novos tempos, em que é preciso reduzir custos de produção e ganhar na escala.
Sendo assim, o que difere a nova Bullet de Meteor, Classic e Hunter é, basicamente, a "roupa" e os acabamentos. A moto segue o estilo das Bullet antecessoras com um visual mais retrô do que clássico - isso fica com a Classic -, e o emblemão nas laterais do tanque.
Este, como em toda Bullet ao longo da história, tem os frisos fininhos feitos à mão, sempre contornando as laterais e compondo a forma de uma gota. O banco também lembra bastante o da finada Bullet 500 que foi vendida no mercado brasileiro: é grande, gorducho e com "gomos" transversais.
O motor é o mesmo monocilíndrico refrigerado a ar com comando simples no cabeçote que já conhecemos - o Série J, com seus modestos 20,2 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque. As rodas são raiadas, os dois freios são a disco com ABS e o painel de instrumentos com relógio analógico e display de LCD logo abaixo fica ali sobre a cuba do farol, coadjuvado por duas lampadinhas que fazem a função de luzes de posição - como na Classic 350.
Junto ao manete esquerdo, da embreagem, há uma tomadinha USB. Ou seja, a nova Bullet 350 muita coisa das irmãs - caso, também, dos botões giratórios nos dois punhos de luz. Inicialmente, a Bullet será vendida por lá nas cores cinza com preto, preta (com e sem o tal friso feito à mão, e com emblemas diferentes), vinho e vermelha (gostei dessa, hein!).
Lá na Índia, a Bullet chega com preços de 173.562 a 215.801 rúpias indianas. Na conversão direta para o real brasileiro, sem taxas e impostos, os preços vão de R$ 10.357 a R$ 12.878, dependendo da pintura.
A Royal Enfield tem lançado aqui todos os modelos que produz lá na Índia. Já vieram Bullet e Classic 500, Himalayan e Scram 411, Meteor e Classic 350, Interceptor e Continental GT 650, e a Hunter 350 está para sair do forno - já entrou até em pré-venda.
A custom Super Meteor 350 também já foi confirmada para cá, mas é coisa para o início de 2024. Então, de acordo com o cronograma tradicional da marca, a Bullet 350 deverá chegar somente no segundo semestre do ano que vem.
No entanto, como usa muitos componentes de Meteor, Classic (e Hunter, em breve), que já são vendida aqui, a logística industrial em teoria é mais fácil do que se se fosse um modelo todo inédito. Então, há chances da Bullet 350 chegar antes desse prazo.
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