Em meados de outubro informamos aqui que a Royal Enfield Meteor 350 estava confirmadíssima para o Brasil e que sua chegada naturalmente aconteceria em 2021. Mas ainda não havia nenhuma data confirmada. Pois bem, fontes ligadas à marca no Brasil nos disseram que a moto já está em processo de homologação e que deverá chegar às lojas até maio do ano que vem.
Além disso, nos revelaram que o preço deverá ficar na casa dos R$ 20 mil - um pouco acima, portanto, de nossas estimativas, que giravam em torno dos R$ 18 mil. Estranhamos esse preço, visto ser o valor médio pedido pelos modelos Classic e Bullet, e está acima dos R$ 18.390 de tabela cobrados pela trail Himalayan, cujo motor tem 400cm³. Acreditamos que o número "mágico" para fazer fila na porta, e ser coerente, seria de R$ 18 mil.
Por falar em Classic e Bullet, agora é hora da má notícia: as duas já não constam mais no principal site brasileiro da Royal Enfield e os estoques nas concessionárias estão praticamente no fim. Ou seja, as duas sairão de linha no Brasil em definitivo.
A chegada da Meteor 350 é aguardada tanto pelos motociclistas brasileiros quanto pelos concessionários - que agora ficaram apenas com Himalayan, Interceptor (R$ 25 mil) e Continental GT (R$ 26 mil) nas vitrines. Ou seja, um lineup bem limitado.
Nas ruas, a Meteor 350 poderá vir a ser um dos "degraus" que faltam no segmento custom. Afinal, hoje temos as pequenas Haojue Chopper Road 150, de R$ 10.790, e Dafra Horizon 150, de R$ 10.990, e depois há um salto grande até a Kawasaki Vulcan 650 S, de R$ 36 mil, e a Harley-Davidson Sportster Iron 883, de R$ 53 mil (que sai de cena por aqui no fim do ano). Ainda faltará alguma opção na faixa dos 500cm³, mas já será alguma coisa - e há grandes chances desse posto vir a ser ocupado pela Honda Rebel 500 em algum momento de 2021.
A Meteor é interessante. Simples, porém mais moderna do que Classic e Bullet, tem visual custom discreto, sem excessos. Exibe tanque em forma de gota gorducha (que leva 15 litros), banco com duas alturas, farol redondo, painel com um único relógio posicionado entre o guidom e a cuba, para-lamas arredondados, guidom discreto e de altura média, rodas de liga leve, um longo escape e uma charmosa lanterninha redonda estilo jipe.
Na Índia são três versões: a básica Fireball, a intermediária Stellar, com pintura full-colour e encosto de garupa, e a topo de linha Supernova, que agrega pintura bicolor e para-brisa. As configurações e equipamentos podem mudar no Brasil.
Opcionalmente, a moto pode receber uma tomada USB e o "tripper navigation", um aplicativo que conecta o smartphone à moto via Bluetooth e funciona como um GPS, com informações exibidas no painel, em um segundo mostrador, também redondo, à direita do relógio principal.
Fora isso, as modernidades da moto se limitam às luzes de rodagem diurnas com LEDs e ao ABS nos dois freios a disco - com 30 cm de diâmetro na frente e 27cm de diâmetro atrás. De resto, mecânica convencional: suspensão dianteira com garfos de 13 cm de curso e traseira bichoque com seis ajustes na pré-carga, e pneus 100/90 R19 na frente e 140/70 R17 atrás.
O motor é um monocilíndrico refrigerado a ar e óleo com 350cm³, que rende 20 cv de potência a 6.100 rpm e torque de 2,7 kgf.m a 4.000 rpm. Números modestos, mas que resolvem no uso urbano. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente. Uma boa virtude para rodar no Brasil é o vão livre de "trilheiros" 17cm.
Confira abaixo três vídeos com a Royal Enfield Meteor 350. O primeiro é um teaser curtinho, o segundo tem pouco mais de 2 minutos e fala sobre o motor da moto (um projeto novo na Royal Enfield) e o terceiro tem interessantíssimas imagens sobre o desenvolvimento da moto. Os vídeos são em inglês, com legendas também em inglês, mas valem a visita. Boa diversão!