A Royal Enfield não para quieta e está desenvolvendo nada menos que quatro novos modelos na chamada plataforma "J" - que estreou na Meteor 350, lançada na Índia no ano passado, e que já foi reaproveitada na recém-lançada Classic 350. Estas quatro motos deverão ser lançadas por lá nos próximos dois anos e chegarão a outros países - Brasil, inclusive - progressivamente. A próxima a chegar é uma nova geração da Bullet (projeto J1B), que substituirá o modelo atualmente vendido no mercado indiano - e também sua versão "ES".
Outra duas (projetos J1C1 e J1C2) serão modelos bem urbanos. Uma deverá ser batizada de Hunter, e o nome da outra permanece desconhecido - poderá até ser Hunter, também, já que na prática serão duas versões de uma mesma moto. A J1C2 será a mais simples e, por isso, a mais barata das Royal Enfield 350, enquanto a J1C1 deverá ser equipada com alguns mimos a mais, como componentes cromados.
A quarta moto em desenvolvimento será uma versão "bobber" da Classic 350 (projeto J1H). Para marcar bem o estilo, ela terá banco solo e guidom mais baixo - e rumores dão conta de que virá de fábrica até com pneus faixa branca. Um luxo! A bobber deverá ser a mais cara das Royal Enfield 350.
Já falamos aqui sobre uma Himalayan equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 650 cm³ das retrô Interceptor e Continental GT. Bem, segundo o prestigioso e bem informado site Bikewale, o projeto continua vivo - mas com algumas importantes mudanças de rota.
Ao que parece, os engenheiros da marca concluíram que o motor das retrô seria muito pesado para uma trail média com reais intenções off-road. Então, decidiram desenvolver outro motor. E, por isso, a moto provavelmente terá outro nome - e não "Himalayan 650" como chegou a ser cogitado nas redes sociais.
Porém, ela também não será voltada para um fora-de-estrada muito radical. Tanto que terá duas versões - Sports Tourer, com rodas de liga leve, e e Adventure Tourer, com rodas raiadas -, com aros de 19 polegadas na frente e 17 polegadas, atrás. Terá painel de TFT, conectividade Bluetooth, modos de pilotagem e controle de tração, entre outros recursos.
A única similaridade com a Himalayan 411 que conhecemos estará no design, que deverá ser parecido. Aliás, falando nela, a marca também apronta, lá na Índia, uma nova versão que deverá ser chamada de "Dakar" - e que deverá ter mais capacidade off-road que a atual. A nova versão deverá ser lançada no primeiro semestre de 2022. Já a trail média é coisa para meados de 2024.
Por fim, vale lembrar que a marca segue a todo vapor com o desenvolvimento de uma cruiser que terá exatamente o motor bicilíndrico de 650 cm³ das retrô Interceptor e Continental GT. Por enquanto chamada informalmente de "Super Meteor" pelos fãs da marca, ela certamente terá outro nome e deverá ser lançada já no ano que vem.