A Royal Enfield bem que tentou manter em sigilo as principais informações sobre a Scram 411, moto que será lançada no mercado brasileiro esta semana. Mas um descuido deixou aberto o link para as especificações e o preço da moto e... pimba! Internautas descobriram e vazaram.
Sendo assim, vamos às principais informações da Scram 411, modelo que vamos conhecer e acelerar na quinta (27/4) aqui no Rio de Janeiro.
Primeiro, o preço. A Scram 411 custará R$ 22.490 (sem frete), valor um pouco superior aos R$ 21 mil que estimamos recentemente. Ou seja, exatos R$ 2 mil a menos que a Himalayan 411, modelo que já está por aqui desde 2017 e que serve de base para nova moto.
"Serve de base" é quase uma licença poética, pois ambas são praticamente a mesma moto, mas com coerentes diferenças visuais. Enquanto a Himalayan 411 é uma trail mais raiz, a Scram 411 tem jeitão de Scrambler - como entrega o próprio nome.
A Scram compartilha vários componentes com a Himalayan - caso de painel de instrumentos, freios, suspensões e motor. Mas o visual é bem diferente, e há algumas detalhes muito particulares.
Por exemplo, o banco tem dois níveis, e as tampas laterais, a moldura do farol e as curiosas abas laterais no tanque são exclusivas. E a Scram não tem bagageiro traseiro, protetores laterais de tanque e o para-brisa, como a Himalayan.
As cores disponíveis para Scram também serão mais joviais. Vermelha com branca, prata, azul e cinza, e grafite combinado com azul, vermelho ou amarelo serão algumas das opções.
O motor é o mesmo monocilíndrico injetado e refrigerado a ar da Himalayan. São 411 cm³, 24,5 cv de potência a 6.500 rpm e 3,2 kg.m de torque a 4.250 rpm. O consumo prometido é de 31,4 km/l.
Da mesma forma, o câmbio de cinco marchas, a secundária por corrente, os freios a disco com ABS nas duas rodas e o tanque para 15 litros são os mesmos.
Sim, há diferenças. Na Himalayan, a roda dianteira tem aro 21 e na Scramm, aro 19. Ns duas, a traseira é aro 17. Sendo assim, o pneu dianteiro é 90/90 R21 na Himalayan e 100/90 R19 na Scram - atrás, é 120/90 R17 em ambas.
As suspensões dianteiras são iguais, mas os cursos são discretamente diferentes: 20 cm na Hima contra 19 cm na Scram. O mesmo se dá no vão livre, com 22 cm na Hima e 20 cm na Scram, e no peso das motos - 200 quilos na Hima e 185 quilos na Scram.
Também há diferenças pequenas nas medidas de comprimento e altura totais, mas isso acontece apenas por conta de peças de acabamento. O entre-eixos das duas difere por apenas 1 cm (1,45 m na Scram) e o banco da scrambler é também 1 cm mais baixo.
Agora é só aguardar mais alguns dias que contaremos aqui como é a experiência de pilotagem na nova Royal Enfield Scram 411.