Sahara x Lander: qual das duas é a melhor?

Qual das duas vende mais? Qual anda mais? A briga entre os modelos da Honda e da Yamaha surpreende em vários aspectos!

  1. Home
  2. Motos
  3. Sahara x Lander: qual das duas é a melhor?
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É mais do que sabido que a Honda é líder absoluta do mercado brasileiro de motocicletas. Tanto que vende muito mais do que a Yamaha, a eterna segunda colocada.

No ano passado, a Honda vendeu, no mercado brasileiro, nada menos que 1.287.197 motocicletas, motonetas e scooters. Já a Yamaha somou 333.146 emplacamentos - quase quatro vezes menos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).

Na briga entre as duas, quase sempre a Honda leva a melhor em vendas quando vemos as disputas por modelo. Por exemplo, entre as trail de baixa cilindrada a Honda NXR 160 Bros anotou 155.055 vendas, contra 36.720 da concorrente Yamaha XTZ 150 Crosser.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas existe uma disputa específica na qual a Yamaha leva a melhor: a das trail de média cilindrada. Ali, a briga é entre a Honda XRE 300 Sahara e a Yamaha XTZ 250 Lander.

Honda Xre 300 Sahara 2024 (12)
A atual geração da Honda XRE 300 Sahara surgiu no final de 2023 e chegou às lojas em fevereiro de 2024
toggle button

A Lander, surpreendentemente, supera a Sahara. A diferença, em 2024, não foi grande - 46.690 unidades do modelo da Yamaha contra 43.553 da rival da Honda. Mas é impactante quando lembramos que a atual geração da Sahara foi apresentada no final de novembro de 2023 e suas vendas começaram em fevereiro de 2024.

A Lander, por sua vez, rodou quase todo o ano passado com a mesma cara que tinha desde 2018, e só ganhou nova geração em dezembro, já como linha 2025. Ou seja, ao longo de 2024 a briga era entre uma Honda modernizada e uma Yamaha já bem rodada. Mesmo assim, a segunda levou a melhor.

A Yamaha XTZ 250 Lander ganhou novo visual no final do ano passado
Crédito: Divulgação
toggle button

E agora, neste início de 2025, o cenário continua o mesmo. Segundo dados da Fenabrave, a Yamaha Lander já somou 1.951 unidades vendidas neste mês de janeiro, enquanto a Sahara emplacou 1.715 unidades. Os números contemplam vendas até o último dia 21 de janeiro. Ou seja, tudo indica que a briga entre as duas - agora, ambas modernizadas - continuará ferrenha este ano.

Quanto custa a Honda XRE 300 Sahara?

A Honda XRE 300 Sahara é vendida em três versões. A Standard custa R$ 29.580, a intermediária Rally sai por R$ 30.240 e a topo de linha Adventure parte de R$ 31.290. A diferença entre as três está basicamente nas cores e nos grafismos - e no para-brisa e nos protetores de carenagem, que só a Adventure tem.

Os preços, claro, são "públicos sugeridos" - você não vai encontrar esses valores nas concessionárias Honda, e ainda deve somar frete e seguro. Então pense em, no mínimo, uns R$ 33 mil.

A Sahara é vendida em três versões - Standard, Rally e Adventure
Crédito: Divulgação
toggle button

A XRE 300 Sahara tem motor monocilíndrico, flex e refrigerado a ar, com 293,5 cm³. Esse propulsor entrega 24,8/25,2 cv de potência a 7.500 rpm (gasolina/etanol) e torque de 2,6 kgf.m a 5.750 rpm. A transmissão tem seis marchas.

Com peso em ordem de marcha de 156 quilos, a Sahara tem tanque para 13,8 litros, 26,9 cm de distância livre do solo e banco a 85,9 cm do chão. As suspensões, convencionais, têm cursos de 22,1 cm na frente e 22,5 cm atrás. E os pneus, de uso misto, têm medidas 90/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. A garantia é de três anos.

Quanto custa a Yamaha XTZ 250 Lander?

Já a Yamaha XTZ 250 Lander é vendida em apenas uma versão, e custa R$ 28.590 (mais frete e seguro). Assim como na Sahara, esse é o preço público sugerido - acrescente frete, seguro e algum ágio, ainda mais enquanto a moto, recém-renovada, ainda tiver essa pinta de novidade.

Com projetor de LED na frente, o design da Lander atual é polêmico. Mas é moderno e chama a atenção
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor da Lander também é monocilíndrico e refrigerado a ar, mas não é flex (já foi, mas deixou de ser na linha 2025). Entrega 20,9 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão tem cinco marchas.

Com o mesmo peso da Sahara - 156 quilos -, a Lander tem tanque para 13,6 litros, 24 cm de distância livre do solo e banco a 87,5 cm do chão. As suspensões, também convencionais, têm cursos de 22 cm na frente e 20,4 cm atrás. E os pneus, também de uso misto, têm medias 80/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. A garantia é e quatro anos.

Oferta Relacionada: Marca:YAMAHA Modelo:XTZ-250-LANDER-CONNECTED

Qual das duas é a melhor?

Como podemos ver pelas informações acima, as duas motos de certa forma se equivalem. Algumas especificações da Sahara são superiores às da Lander, como potência, torque e câmbio com seis marchas. Mas ambas têm seus quitutes.

A Honda, por exemplo, tem farol de LED, pisca-alerta automático de emergência, sete ajustes na pré-carga da suspensão traseira e uma rede de concessionários muito maior.

O motor da Sahara é superior em capacidade cúbica, potência e torque
Crédito: Divulgação
toggle button

Já a Lander tem painel que pode ser pareado como o smartphone do piloto e, através dessa conexão, exibir informações do celular - ao passo que o celular poderá exibir informações importantes da moto.

Além disso, tem tomadinha 12 Volts, farol com projetor de LED e um design que, se é polêmico, é inquestionavelmente mais moderno.

O painel da Lander é grande, bonito e pode ser conectado ao smartphone do piloto
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão: faça um test-ride em cada uma e leve para casa aquela em que você se sentir mais à vontade - e que você achar mais bonita, claro! Não por acaso, os números de vendas das duas são quase iguais. Qual das duas eu compraria? Não sei...

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório