É mais do que sabido que a Honda é líder absoluta do mercado brasileiro de motocicletas. Tanto que vende muito mais do que a Yamaha, a eterna segunda colocada.
No ano passado, a Honda vendeu, no mercado brasileiro, nada menos que 1.287.197 motocicletas, motonetas e scooters. Já a Yamaha somou 333.146 emplacamentos - quase quatro vezes menos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
Na briga entre as duas, quase sempre a Honda leva a melhor em vendas quando vemos as disputas por modelo. Por exemplo, entre as trail de baixa cilindrada a Honda NXR 160 Bros anotou 155.055 vendas, contra 36.720 da concorrente Yamaha XTZ 150 Crosser.
Mas existe uma disputa específica na qual a Yamaha leva a melhor: a das trail de média cilindrada. Ali, a briga é entre a Honda XRE 300 Sahara e a Yamaha XTZ 250 Lander.
A Lander, surpreendentemente, supera a Sahara. A diferença, em 2024, não foi grande - 46.690 unidades do modelo da Yamaha contra 43.553 da rival da Honda. Mas é impactante quando lembramos que a atual geração da Sahara foi apresentada no final de novembro de 2023 e suas vendas começaram em fevereiro de 2024.
A Lander, por sua vez, rodou quase todo o ano passado com a mesma cara que tinha desde 2018, e só ganhou nova geração em dezembro, já como linha 2025. Ou seja, ao longo de 2024 a briga era entre uma Honda modernizada e uma Yamaha já bem rodada. Mesmo assim, a segunda levou a melhor.
E agora, neste início de 2025, o cenário continua o mesmo. Segundo dados da Fenabrave, a Yamaha Lander já somou 1.951 unidades vendidas neste mês de janeiro, enquanto a Sahara emplacou 1.715 unidades. Os números contemplam vendas até o último dia 21 de janeiro. Ou seja, tudo indica que a briga entre as duas - agora, ambas modernizadas - continuará ferrenha este ano.
A Honda XRE 300 Sahara é vendida em três versões. A Standard custa R$ 29.580, a intermediária Rally sai por R$ 30.240 e a topo de linha Adventure parte de R$ 31.290. A diferença entre as três está basicamente nas cores e nos grafismos - e no para-brisa e nos protetores de carenagem, que só a Adventure tem.
Os preços, claro, são "públicos sugeridos" - você não vai encontrar esses valores nas concessionárias Honda, e ainda deve somar frete e seguro. Então pense em, no mínimo, uns R$ 33 mil.
A XRE 300 Sahara tem motor monocilíndrico, flex e refrigerado a ar, com 293,5 cm³. Esse propulsor entrega 24,8/25,2 cv de potência a 7.500 rpm (gasolina/etanol) e torque de 2,6 kgf.m a 5.750 rpm. A transmissão tem seis marchas.
Com peso em ordem de marcha de 156 quilos, a Sahara tem tanque para 13,8 litros, 26,9 cm de distância livre do solo e banco a 85,9 cm do chão. As suspensões, convencionais, têm cursos de 22,1 cm na frente e 22,5 cm atrás. E os pneus, de uso misto, têm medidas 90/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. A garantia é de três anos.
Já a Yamaha XTZ 250 Lander é vendida em apenas uma versão, e custa R$ 28.590 (mais frete e seguro). Assim como na Sahara, esse é o preço público sugerido - acrescente frete, seguro e algum ágio, ainda mais enquanto a moto, recém-renovada, ainda tiver essa pinta de novidade.
O motor da Lander também é monocilíndrico e refrigerado a ar, mas não é flex (já foi, mas deixou de ser na linha 2025). Entrega 20,9 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão tem cinco marchas.
Com o mesmo peso da Sahara - 156 quilos -, a Lander tem tanque para 13,6 litros, 24 cm de distância livre do solo e banco a 87,5 cm do chão. As suspensões, também convencionais, têm cursos de 22 cm na frente e 20,4 cm atrás. E os pneus, também de uso misto, têm medias 80/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. A garantia é e quatro anos.
Oferta Relacionada: Marca:YAMAHA Modelo:XTZ-250-LANDER-CONNECTED
Como podemos ver pelas informações acima, as duas motos de certa forma se equivalem. Algumas especificações da Sahara são superiores às da Lander, como potência, torque e câmbio com seis marchas. Mas ambas têm seus quitutes.
A Honda, por exemplo, tem farol de LED, pisca-alerta automático de emergência, sete ajustes na pré-carga da suspensão traseira e uma rede de concessionários muito maior.
Já a Lander tem painel que pode ser pareado como o smartphone do piloto e, através dessa conexão, exibir informações do celular - ao passo que o celular poderá exibir informações importantes da moto.
Além disso, tem tomadinha 12 Volts, farol com projetor de LED e um design que, se é polêmico, é inquestionavelmente mais moderno.
Conclusão: faça um test-ride em cada uma e leve para casa aquela em que você se sentir mais à vontade - e que você achar mais bonita, claro! Não por acaso, os números de vendas das duas são quase iguais. Qual das duas eu compraria? Não sei...
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