A Ducati apresentou, no Salão de Milão, a versão comemorativa de 30 anos da Ducati Panigale. Batizada de Panigale V4 SP 30º Anniversario 916, a moto terá apenas 500 unidades produzidas para todo o mundo. E muito mais do que uma mera edição limitada, é uma moto muitíssimo especial.
É, nem parece mas já se vão três décadas desde o lançamento da primeira Panigale. O modelo tem importância especial para a Ducati, pois inseriu a marca italiana de forma definitiva no rol das fabricantes de superbikes superpoderosas e, com seu design único, chegou a ser exposta do no MoMa, o prestigioso museu de arte moderna de Nova Iorque.
Essa versão comemorativa mantém características particulares da geração atual, como o conjunto dianteiro com a carenagem em forma de "V", as asas aerodinâmicas (winglets) bem proeminentes, o tanque em forma de diamante e a balança traseira monobraço. Mas também tem elementos exclusivos, que a tornam uma moto especial inclusive para colecionadores.
Criada pelo Centro Stile Ducati, a moto é inspirada na Ducati que venceu o Campeonato Mundial de Superbike em 1999, com o piloto Carl Fogarty. Tem a icônica pintura tricolor - com a cor vermelha predominante, claro -, o número 1 pintado na frente, os louros da vitória estampados na parte superior do tanque e o logotipo na carenagem que revisita o primeiro da linha 916, mas com "efeito 3D".
Assim como a moto que serviu de inspiração, a "Panigale Trentesimo Anniversario 916" tem banco monoposto. A parte que seria do garupa é coberta por uma capa com a pintura tricolor estilizada. Literalmente uma pintura!
Naturalmente cada unidade dessa versão comemorativa será entregue com um certificado de autenticidade, numeração da unidade e uma capa protetora exclusiva.
As características técnicas combinam especificações SP2 com alguns detalhes exclusivos como uma tampa de tanque usinada em alumínio, dutos de ar para resfriar os freios dianteiros, bolha frontal, winglets com design exclusivo e para-lama dianteiro em fibra de carbono.
Também são em fibra de carbono a capa do escape e as rodas com aros de cinco pontas, que pesam 1,4 quilo a menos que as Marchesini forjadas em alumínio da Panigale V4 S e 3,4 quilos a menos que as de liga leve comum usadas na Panigale V4. Com elas, o peso inercial da moto é reduzido em 26% na dianteira e em 46% na traseira, o que torna a moto mais ágil, rápida e veloz.
Os freios, por sua vez, são Brembo Stylema R, e o cilindro-mestre é Brembo MCS com ajuste remoto feito por botões no guidão sem necessidade de parar a moto. A embreagem STM Evo, as pedaleiras de alumínio ajustáveis e o quickshifter são outros quitutes da moto, ao lado do sistema Ducati Data Analyser+, que permite analisar dados de telemetria da performance.
Como é mais destinada a track days e uso em pista em geral, a moto será entregue aos compradores com um "track-ready kit", que inclui ferramentas para remover os espelhos retrovisores e o number plate dianteiro, capa transparente de carbono da embreagem e o próprio sistema Ducati Data Analyser+.
No material de divulgação, a A Ducati não informou as especificações de motor da série especial Panigale V4 SP 30º Anniversario. Mas são 215,5 cv de potência máxima e 9,1 kgf.m de torque - isso para uma moto de 173 quilos de peso a seco...