A Suzuki tem investido na renovação de seu line-up e a todo momento surgem novas surpresas. E uma delas é a linha equipada com o motor bicilíndrico de 776 cm³, refrigerado a água e com duplo comando de válvulas, que rende 84 cv de potência a 8.500 rpm e 8 kgf.m de torque a 6.800 rpm.
Esse motor está na V-Strom 800, que inclusive já foi confirmada para o mercado brasileiro - chega em 2024 -, na naked GSX-8S, que já foi lançada lá fora mas ainda não chegou por aqui, e agora aparece na novíssima GSX-8R, uma esportiva careada que nada mais é do que a GSX-8S com roupa de pista.
Várias especificações são iguais ou quase iguais às da V-Strom 800 e da GSX-8S. Caso das suspensões dianteiras Showa invertidas e da traseira monochoque com balança de alumínio, do quickshifter bidirecional, dos três níveis de entrega de potência e dos quatro ajustes no controle de tração.
A GSX-8R chega para compor a linha de modelos de cilindrada média/alta e ser uma opção de esportiva mais barata que a superbike GSX-R 1000R. Tem o mesmo conjunto de exóticos faróis sobrepostos na frente, mas uma personalidade própria com sua rabeta curta e suporte de placa bem destacado (bem mesmo) com lanterna bem lá atrás (bem mesmo). Será que vamos nos acostumar a essa excêntrica solução estética? O tempo dirá!