A Suzuki lançou, no Salão de Milão, uma novíssima moto para o segmento crossover. É a GSX-S1000 GX. A moto é da mesma família que a naked GSX-S1000 e que a sport-touring GSX-S1000 GT. Por isso, compartilha com estas o motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo no cabeçote e refrigerado a água.
A potência e o torque da nova GSX-S1000 GX não foram divulgados pela marca. Mas, na naked e na ST, o bloco rende 152 cv de potência a 11.000 rpm e 10,8 kgf.m de torque a 9.250rpm.
Outras especificações importantes são o câmbio com seis marchas e secundária por corrente, as suspensões com garfos dianteiros invertidos e traseira monochoque, os pneus 120/70 R17 na frente e 190/50 R17 atrás, o tanque para 19 litros e o consumo prometido de 16,1 km/l (com gasolina europeia).
Com 2,15 m de comprimento, 1,47 m de entre-eixos, 15,5 cm de vão livre e banco a 84,5 cm do solo, a moto pesa 232 quilos a seco.
Inicialmente a GSX-S1000 GX será vendida na Europa nas cores azul e verde escuro, ambas contrastando com as laterais da carenagem na cor prata, ou na cor predominante preta, com as laterais da carenagem na cor cinza.
Obviamente não há qualquer informação nem previsão de chegada do modelo ao mercado brasileiro. Mas como a Suzuki brasileira mandou um breve release sobre o lançamento da moto lá no Salão de Milão, não é impossível que venha compor a linha com a naked a ST, que já são vendidas por aqui.