A BMW, quem diria, vai investir no segmento de scooters do mercado brasileiro. A marca anunciou que lançará por aqui o BMW C 400 X, um modelo que existe lá fora desde novembro de 2017 e que ganhou nova geração em março de 2021.
Por um lado, é algo bem justificável - há anos o segmento de scooters é o que mais cresce no setor de duas rodas. Mas não deixa de ser uma surpresa, já que por aqui a marca aposta, principalmente, em motos de alta cilindrada com pegada "premium".
O C 400 X fará sua primeira aparição no Festival Interlagos 2023, que acontecerá em São Paulo entre os próximos dias 22 e 25 de junho. As vendas, efetivamente, devem começar entre julho e agosto.
O lançamento do scooter faz parte do plano de expansão do portfólio da BMW no país, dentro dos investimentos de R$ 50 milhões que foi feito na linha de montagem de Manaus (AM), a única da marca fora da Alemanha. O modelo é a terceira de sete novidades prometidas para chegar até 2025 - já vieram a inédita naked F 900 R e a linha 2023 da superbike S 1000 RR.
Nas especificações originais, o modelo tem tomada 12 Volts, para-brisa, iluminação full-LED, controle de tração, cavaletes lateral e central, e iluminação no baú sob o banco. O painel tem velocímetro analógico e telinha de LCD - o irmão com visual mais esportivo C 400 GT tem tela de TFT com 6,5 polegadas e conectividade, mas por enquanto não está previsto para o mercado brasileiro.
O C 400 X tem motor monocilíndrico injetado, refrigerado a água e com quatro válvulas. São 350 cm³, 34cv de potência a 7.500rpm e 3,5 kgf.m de torque a 5.750rpm. A transmissão, claro, é continuamente variável (CVT).
Outras especificações importantes do modelo são a suspensão dianteira com garfos de grossos 35 mm e 11 cm de curso, a traseira bichoque com 11,2 cm de curso, os freios a disco com ABS nas duas rodas, e os pneus nas medidas 120/70 R15 na frente e 150/70 R14 atrás.
As principais medidas do C 400 X são 2,21 m de comprimento, 83,5 cm de largura, o banco a 77,5 cm do solo, o entre-eixos de 1,56 m e os 204 quilos de peso em ordem de marcha. O tanque leva 12,8 litros e o consumo, lá fora, é de 28,5 km/l. Na Europa, o scooter vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e chega à velocidade máxima de 139 km/h.
O preço do C 400 X naturalmente ainda não foi revelado. Mas pelas especificações e por se tratar de um modelo BMW, esperamos algo entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.