Scooters: qual é o mais adequado ao seu uso?

Conheça os principais prós e contras dos cinco modelos mais emplacados no Brasil em 2021 e descubra o melhor para você

  1. Home
  2. Motos
  3. Scooters: qual é o mais adequado ao seu uso?
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Como já dissemos várias vezes aqui, o segmento de scooters é o mais aquecido do mercado brasileiro de duas rodas há anos. Quando as vendas de motos caíram, as de scooters cresceram. Quando as vendas motos subiam, as de scooters cresceram mais ainda.

Hoje há muitas opções e o comprador pode até ficar na dúvida sobre qual o mais adequado ao seu uso. Para ajudá-lo, então, mostramos aqui, de forma objetiva e resumida, as principais virtudes dos cinco campeões de venda. Analise atentamente, descubra qual é o mais adequado ao seu uso e bons passeios!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Scooters em detalhes

1. Honda PCX 150 - R$ 14.050

A confiabilidade adquirida em nove anos de mercado acelera as vendas do Honda PCX 150
Crédito: Divulgação
toggle button

É o scooter mais vendido do país há anos. Tem fácil manutenção e obtenção de peças, alta liquidez na hora da revenda, um bonito painel digital, espaço razoável sob o banco e tomadinha para gadgets no porta-luvas. O design foi reformulado há pouco tempo e ganhou um aspecto meio futurista, com jeitão asiático, mas não chega a ser estranho.

O preço inicial é o da versão com freios combinados CBS (com ABS, vai para R$ 15.590), o que lhe confere uma relação custo/benefício mediana. Infelizmente, suas virtudes o levaram a ser o scooter mais visado nos grandes centros, ao lado do Yamaha NMax 160.

As rodas com aros de 14 polegadas resistem razoavelmente a buracos e afins. O motor monocilíndrico de 149,3 cm³ e refrigerado a água rende bons 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 5.000 rpm, que proporciona um desempenho muito satisfatório inclusive em trajetos mais longos, ainda que urbanos. É a escolha de quem busca a confiabilidade de um modelo que existe há muitos anos (foi lançado em 2013!).

2. Honda Elite 125 - R$ 10.530

Quer um modelo barato, confiável e que atende bem no dia a dia? Pode apostar no Honda Elite 125
Crédito: Divulgação
toggle button

O segundo scooter dessa lista tem muitas virtudes e, não por acaso, é o segundo mais vendido do país. Tem design moderno, painel digital, espaço para um capacete sob o banco, cores bacanas e, embora seja menor e mais simples que o PCX 150, seu custo-benefício é excelente.

O motor de 124,9 cm³ rende modestos 9,34 cv a 7.500 rpm e 1,05 kgf.m a 6.000 rpm, mas ainda são números que dão conta do dia a dia nas metrópoles. Tem freios combinados CBS, mas as rodinhas com aros de 12 polegadas na frente e 10 atrás exigem mais cuidado nos buracos e afins.

O assoalho plano facilita a vida do público feminino, que curte vestidos e calçados mais arejados. Ágil no trânsito urbano, é prático e adequadíssimo para trajetos curtos. É uma escolha racional, de quem pensa principalmente no bolso.

3. Yamaha NMax 160 - R$ 16.090

O. Yamaha NMax 160 é para quem gosta de desfilar bonito e acelerar forte: desempenho instigante
Crédito: Divulgação
toggle button

O NMax 160 é uma vedete no segmento de scooters. Muito cobiçado e principal rival do PCX 150, tem preço relativamente alto, mas entrega um design inspiradíssimo - agressivo, bonito e imponente - e quitutes como sistema start/stop, tomada 12 volts, chave presencial, bom espaço sob o banco, um bonito painel digital, faróis e lanterna com LEDs e ABS nos freios a disco.

Além disso, o motor de 155 cm³ fornece 15,4 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgf.m de torque a 6.500 rpm, o que a leva a desempenho instigante. As rodas com aros de 13 polegadas são bem razoáveis, mas cuidado com as valetas e lombadas!

Como o PCX 150, atende bem também em trajetos mais longos que incluam pistas expressas, mas ainda dentro do ambiente urbano, e é dos mais visados. É a opção para quem gosta de estilo esportivo e de acelerar.

4. Yamaha Neo 125 - R$ 10.990

O Yamaha Neo 125 consegue juntar pintura e adesivos bacanas e design agressivo
Crédito: Divulgação
toggle button

O Neo 125 pode parecer o "café com leite" dessa lista, mas é mais competitivo do que muita gente imagina. Não por acaso é o quarto scooter mais vendido do país. Tem design agressivo, pinturas e adesivos de bom gosto e assoalho plano como o do Elite 125.

O motor de 125 cm³ rende modestos 9,8 cv a 8.000 rpm e 1 kgf.m de torque - parece pouco, mas vale destacar que esse scooter é levíssimo: tem apenas 97 quilos. As rodas com aros de boas 14 polegadas enfrentam bem o asfalto ruim.

Assim como o Elite, é muito adequado a trajetos urbanos curtos. Boa escolha para quem pensa em praticidade e numa certa discrição elegante.

5. Honda ADV 150 - R$ 19.240

O Honda ADV 150 é o mais caro dessa lista, mas entrega um conjunto moderno e o mais versátil de todos
Crédito: Divulgação
toggle button

O ADV 150 é um agradável ponto fora da curva no mundo dos scooters pequenos. Nasceu inspirado no grandão X-ADV 750, um scooter que não é scooter (não tem câmbio CVT) e tem verdadeira proposta aventureira.

Mas o ADV 150 apenas replica o estilo com um visual agressivo - seu mundo é mesmo a cidade. No entanto, tem suspensões com maior curso que as das rivais, o que ajuda a enfrentar a buraqueira das grandes cidades e dá um pouco mais de conforto ao piloto. Isso e mais os pneus de uso misto (aros 14 na frente e 13 atrás) inclusive lhe permitem um rolezinho por estradinhas de terra com dignidade e sem sustos - mas nada de trilhas brabas!

Para compensar o preço em relação a concorrência, tem para-brisa com ajustes de altura, painel que parece um tablet, rodas estilosas, iluminação full-LED e ABS. O motor é o mesmo do PCX 150 - com 149,3 cm³, 13,2 cv a 8.500 rpm e torque de 1,38 kgf.m a 6.500 rpm. É a escolha de quem quer ter um veículo prático e desfilar ao mesmo tempo.

Comentários