Scrambler 1100 Tribute Pro: Ducati à moda antiga

Versão especial foi criada para homenagear motos que a marca fez nos anos 70. Estilo tem até o dedo do designer Giugiaro

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Roberto Dutra
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A Ducati mostrou ao mundo essa semana uma linda novidade que fará parte da linha 2022 da funbike Scrambler: a 1100 Tribute Pro. É uma versão especial, criada para homenagear os modelos que a marca de Borgo Panigale fez nos anos 70. Para isso, a moto ganhou uma pintura especial com forte pegada retrô.

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Meio naked, meio trail, as Ducati Scrambler foram criadas para pilotagem divertida e sem compromisso com hora
Crédito: Divulgação
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Ducati Tribute Pro na tradicional cor amarela

A "roupa" da lindeza é toda pintada na cor amarela, espécie de tom "oficial" das Scrambler. Elegante e discreta ao mesmo tempo, exibe, nas laterais do tanque, grafismos com letras "vintage" usados nos anos 70 (que foram criados pelo mestre dos designers, Giorgeto Giugiaro) e frisos na cor preta que compõe uma gota irregular.

Com visual retrô, a 1100 Tribute Pro homenageia as motos que foram feitas pela marca nos anos 70
Crédito: Divulgação
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O estilo é aquela conhecida mistura de trail com naked, com tanque arredondado, banco em peça única e curta, para-lamas pequenos - dianteiro rente ao pneu e traseiro bem elevado, e rabeta mínima com lanterna embutida sob o banco. A balança também é relativamente curta e segura, lá atrás, um suporte de placa com pegada monobraço.

O nome "Scrambler" aparece nas laterais e na parte de cima do tanque A cor predominante é o amarelo "Scrambler"
Crédito: Divulgação
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As suspensões têm garfos telescópicos invertidos na frente e monochoque lateral atrás, enquanto o escape é 2x2, com ponteira dupla bem alta. Os freios são Brembo com disco duplo na frente e simples atrás, com ABS atuante em curvas. As rodas têm aros de 18 polegadas na frente e de 17 atrás - ambas raiadas e pintadas na cor preta.

O grafismo usado nas letras foi criado por Giogetto Giugiaro, um dos maiores designers da história automotiva
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O motor é o mesmo das outras Scrambler 1100: um dois cilindros em L de 1.079 cm³ com distribuição desmodrômica, injeção, duas válvulas por cilindro e refrigeração a ar. Rende 86 cv de potência a 7.500 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 4.750 rpm - números suficientes para garantir muita diversão!

O motor com dois cilindros em L rende 86 cv de potência a 7.500 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 4.750 rpm
Crédito: Divulgação
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Infelizmente a Scrambler 1100 Tribute Pro não deve vir para o Brasil. Aqui a linha Scrambler tem seus fãs, mas nunca foi uma best-seller. Por isso, a Ducati só traz uma única versão, a Icon. Que, aliás, é bem equipada - tem ABS com atuação em curvas, farol de LED com luz de rodagem diurna (DRL) e painel digital, entre outros quitutes.

L banco é curto e volumoso, como nas motos dos anos 70 e 80. Lá atrás, a lanterna vai embutida debaixo dele
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O motor é menor, com 803 cm³, 73 cv a 8.250 rpm e 6,9 kgf.m a 5.750 rpm, mas proporciona uma pilotagem segura e divertida. A Scrambler Icon custa R$ 64.990. Já a Tribute Pro é vendida, na Europa, por 14.240 euros, cerca de R$ 90.000. Aqui, ficaria no mínimo nessa faixa.

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