A Shineray deu mais um passo rumo à homologação das motocicletas de média e alta cilindradas da SWM Motorcycles que chegarão ao mercado brasileiro, a partir de 2025. O CEO da montadora, José Edson Medeiros, esteve em Chongqing, na China, com o China Merchants Vehicle Research (CMVR), instituto encarregado de fazer os testes regulatórios nos primeiros modelos da montadora de origem italiana.
O CMVR é um dos laboratórios mais conceituados do mundo em análises e testes para a indústria automotiva. A agenda no país asiático também é acompanhada pela Autolex, consultoria especializada na homologação e certificação de produtos da China para o Brasil.
Todos os modelos que estão sendo analisados pela equipe de Desenvolvimento e Engenharia da Shineray do Brasil, para serem testados em Chongqing, devem atender às especificações ambientais previstas no Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot), como determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
"Fizemos essa visita técnica para que todas as nossas motos estejam dentro de sua conformidade e a empresa possa seguir com a validação, tanto dos produtos Shineray como da SWM. Inicialmente, serão testados modelos de 250, 300 e 400 cilindradas”, revelou José Edson Medeiros, CEO da Shineray do Brasil.
A SWM Motorcycles nasceu em Milão, na Itália, e pertence à holding Shineray Group desde 2014. A chegada ao mercado brasileiro marcará o início da produção de motos de média e alta cilindrada na linha de montagem da Shienray em Suape, perto de Recife (PE). As motos serão vendidas em novas lojas premium da Shineray, como a Shineray Electric, e em futuras concessionárias próprias das SWM.
Todas as motos do portfólio da SWM passarão por análise de mercado antes de desembarcarem oficialmente no Brasil. A estratégia da Shineray é explorar as motos com até 250 cm³ com o selo próprio. Já na faixa de 300 cm³ a 1.200 cm³, os modelos serão comercializados pela própria SWM Motorcycles.
A Shineray ainda não revelou exatamente quais modelos serão vendidos no mercado brasileiro e diz apenas que ainda está avaliando o portfólio da SWM Motorcycles. Mas, conforme antecipamos em novembro do ano passado, os modelos de cilindrada média/alta mais cotados são a naked Gran Milano 500 Twin, a trail Super Dual e a scrambler Six Days. Estes serão vendidos em lojas próprias da SWM.
A Gran Milano 500 Twin foi lançada no Salão de Milão de 2023 e deverá ser a primeira com cilindada média/alta montada pela Shineray no país - no complexo da marca em Suape (PE). Tem visual de bom gosto e motor bicilíndrico de 494 cm³ com refrigeração líquida, que rende 47 cv de potência e já atende à legislação de emissões Euro 5+.
As outras especificações da moto já disponíveis são câmbio de seis marchas, freios a disco com ABS, pneus Pirelli Angel GT nas medidas 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás, suspensões Kayaba - dianteira invertida e traseira monochoque, ambas com ajuste na compressão - banco a 79 cm do solo e peso a seco de 188 quilos.
Já a Super Dual é uma moto de uso misto - mas existe em duas versões, X e T, sendo a X mais off-road. Tem motor bicilíndrico de 600 cm³ refrigerado a água, que rende 53 cv de potência e torque de 5,4 kgf.m . A moto pesa 170 quilos a seco e o tanque leva ótimos 18 litros. A Six Days, por sua vez, tem motor monocilíndrico refrigerado a ar. Com 445 cm³, rende 30 cv de potência e 3,6 kgf.m de torque. O tanque leva 16,5 litros e a moto pesa 148 quilos a seco.
A SWM Motorcycles foi fundada em 1971, por Fausto Vergani e Piero Sironi, na cidade de Paderno Dugnano, Itália. Batizada de Sironi Vergani Vimercate Milano, tem sede na cidade de Biandronno, na Itália. Nos Estados Unidos, curiosamente, a sigla tem outro significado - Speedy Working Motorcycles. Mas lá a marca só vende modelos de trilha e enduro. Na Europa, a linha é mais diversificada, com modelos de baixa cilindrada e outros de média.