A Shineray está com tudo no mercado brasileiro. Muita gente ainda nem percebeu, mas a marca já é a terceira maior vendedora de motocicletas no país, atrás apenas de Honda e Yamaha.
No ano passado, a Shineray cresceu nada menos que 43% em vendas, em relação ao ano anterior. Somou pouco mais de 31 mil motos emplacadas, quase 10 mil motos a mais do que em 2022. E nessa conta nem entrou toda a linha, que tem mais de 30 modelos elétricos e a combustão, dentre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos e triciclos.
Quer mais? Nos dois primeiros meses deste ano, a marca vendeu cerca de 13 mil unidades. Deste total, 7.916 motos já foram emplacadas, segundo levantamento mensal da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave).
Para manter sua trajetória de crescimento, a marca planeja inaugurar pelo menos cinco novas lojas ainda neste primeiro semestre de 2024. Essas revendas terão o novo padrão da marca e estrutura completa, com showroom, serviços pós-venda e peças de reposição. Hoje, a marca ainda não tem lojas em importantes centros, como na cidade do Rio de Janeiro.
Motivada pelos excelentes números, a Shineray pretende investir em novos modelos, agora de cilindrada baixa/média, até 400 cm³. Até agora, as maiores motos da marca têm 175 cm³. E um dos modelos mais cotados é uma custom com motor V2 de 250 cm³.
Batizada de V16S, a moto já foi vista em testes na fábrica da Shineray, que fica em Pernambuco - no Complexo de Suape, em Cabo de Santo Agostinho, a 40 quilômetros de Recife. Aliás, a Shineray é a única montadora de motos presente no país que produz fora do Polo Industrial de Manaus (PIM) - e a única no Nordeste.
A V16S tem motor V2 de 250 cm³, que rende 14 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 1,9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, não é exatamente uma usina de força - ainda mais para um peso de 185 quilos em ordem de marcha. Outras especificações da moto são o comprimento de 1,92 m, o entre-eixos de 1,32 m, o banco a 69 cm do solo, o tanque para bons 14 litros e o vão livre de 16 cm.
A velocidade máxima, segundo a Lifan, é 130 km/h. Se não tem um desempenho espetacular, a moto promete baixo consumo - com média próxima a 35 km/l, um bom número para uma 250.
Se vier, será um lançamento interessante: o mercado de motos custom continua com poucas opções, inclusive no segmento de baixa/média cilindrada. Com um pouco de sorte, a V16S poderá ocupar o lugar que um dia foi da saudosa Yamaha XV 250 Virago, a popular "Viraguinho" - que até hoje tem seus fãs.
Originalmente fabricada pela Lifan chinesa (nomenclatura LF250-R), a V16S existe lá fora nas cores branca, vermelha e preta - todas bem aceitas no mercado brasileiro. Será que essa custom faria sucesso por aqui?
Empresa 100% nacional, a Shineray do Brasil completará 18 anos de operações em 2024. Com nove lojas de fábrica, a Shineray é a maior montadora de motos elétricas do país e a terceira em vendas gerais. O potencial para crescimento está lá: a planta tem capacidade para fazer 700 mil unidades por ano. Está, portanto, ainda distante de sua capacidade máxima.
VÍDEO RELACIONADO