A Shineray ataca novamente: acaba de lançar a Free 150, uma motoquinha urbana que aposta no preço para roubar compradores dos modelos best-sellers das gigantes Honda e Yamaha.
A Free 150 chega com preço sugerido de R$ 9.990. É bem menos que os R$ 14.360 cobrados pela Honda CG 160 Start (a mais barata das CGs 160) ou pela Yamaha Factor 125 UBS, que sai por R$ 15.090. Na prática, a Free 150 tem preço quase igual ao da Honda Pop 110i, que custa R$ 9.690.
Como nada é perfeito, a Free 150 não tem desempenho similar ao das rivais com a mesma faixa de cilindrada. O motor monocilíndrico com duas válvulas, comando simples no cabeçote, refrigeração a ar e injetado rende modestos 12 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 1 kgf.m a 7.500 rpm. A Honda Start entrega 14,9 cv e a Yamaha Factor, 11 cv - mas é uma 125. A velocidade máxima da Free 150 é de 90 km/h.
Por outro lado, a Free 150 tem rodas de liga leve (aros de 18 polegadas) e freio dianteiro a disco, itens inexistentes na Honda Start - mas presentes na Yamaha Factor. Além disso, a nova moto da Shineray tem câmbio de cinco marchas, secundária logicamente por corrente, partida elétrica e por pedal, tanque para nove litros de combustível e um bonito painel digital com fundo blackout.
O design da Free 150 é até interessante. O farol dianteiro copia o esquema triangular invertido e bipartido que já vimos em algumas motos da KTM - marca premium austríaca -, e a rabeta é simpática e já vem com bagageiro. O protetor de motor e pernas tem design mais exótico, meio à moda indiana, mas cumpre seu papel justamente por ter dimensões generosas e barra horizontal central. As cores disponíveis são preta ou vermelha.
As operações da Shineray são mais concentradas na região Nordeste. Além disso, é a única fabricante de motocicletas do país com linha de montagem fora do Polo Industrial de Manaus (PIM/AM) - fica em Suape, perto de Recife (PE). Apesar disso, a Shineray já é terceira marca em vendas de motos no país.
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