A Shineray ataca novamente! Depois de revelar que venderá no mercado brasileiro dois novos modelos custom - a Denver e a Titanium, ambas com motor V2 de 250 cm³ -, a marca anunciou a chegada de uma terceira custom. E no mesmo segmento!
A chegada da nova moto, batizada por aqui de Iron 250, foi revelada no perfil da Shineray no Instagram. Lá no post aparece uma única foto do modelo, cuja reprodução o caro leitor pode conferir aqui embaixo. Mas, no link dedicado da Shineray, o caro leitor pode conferir outras imagens.
Apesar de ser do mesmo estilo das outras duas e ter motor do mesmo tamanho, a Iron 250 é bem diferente. Por exemplo, seu motor de 250 cm³, injetado e com refrigeração líquida, entrega 27,6 cv de potência e 2,3 kgf.m de torque. Já o câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.
Na Titanium e na Denver, cujos V2 são refrigerado a ar, são modestos 19 cv de potência com 1,8 kgf.m de torque. E o câmbio tem cinco marchas, com secundária também por corrente. Mas todas têm freios a disco com ABS nas duas rodas, que são sempre de liga leve. Na Iron 250, os pneus têm medidas 110/90 R16 na frente e 130/90 R15 atrás.
No desempenho, mais diferença: Denver e Titanium chegam a 125 km/h, enquanto a Iron 250 vai a 135 km/h. Por fim, as suspensões da Iron são convencionais na frente e bichoque atrás.O design da Iron 250 também difere um pouco do que vemos nas outras duas. Enquanto a Denver é mais clássica, com vários cromados, e a Titanium tem uma pegada modernosa, a Iron tenta seguir o estilo "bandido" mais tradicional - apesar do para-lama dianteiro envolvente que destoa bastante.
A moto tem tanque em forma de gota, painel sobre o tanque, guidão barra, iluminação full-LED com piscas redondos, e rabeta com lanterna retangular, espadas laterais e suporte de placa destacado. As pedaleiras do piloto podem ser do tipo plataforma. Também estão a bordo recursos como cavalete central e tomadinha USB.
Um detalhe importante: a contrário da moto chinesa original, que tem farol redondo, a "nossa" Iron 250 tem farol retangular, misteriosamente parecido com o da Harley-Davidson Fat Bob...
A Iron 250 é originalmente fabricada pela gigante chinesa Lifan - aliás, assim como a Denver e a Titanium. Lá na China, é chamada apenas de Lifan K29 e faz parte da linha "KP Moto".
Nas especificações originais, tem 2,23 metros de comprimento, 91 cm de largura e 1,09 m de altura máxima. O entre-eixos mede 1,50 m e o vão livre tem 16 cm. Já o banco fica a 71 cm do solo, enquanto o peso a seco é 165 quilos e o tanque leva 14 litros.
No post do Instagram, a Shineray diz que o preço público sugerido da Iron 250 é R$ 21.990, sem contar com impostos e frete de acordo com a região. Curiosamente é mais baixo que os R$ 25.490 que aparecem no site da Shineray tanto para a Denver quanto para a Titanium - modelos menos potentes.
E, sim, já houve aumento nos preços das duas em relação aos valores anunciados no lançamento, em dezembro, de R$ 23.990 e R$ 23.890, respectivamente. A Iron 250 será vendida nas cores vermelha, branca ou cinza.
Será que as custom da Shineray vão "pegar" e roubar compradores de modelos que jpá existem, como a Royal Enfield Meteor 350, por exemplo? E será que a Harley-Davidson não vai se incomodar com o uso do nome "Iron", já que teve em suas fileiras uma versão da Sportster batizada justamente de "Iron"? A conferir.Anuncie sua moto na Webmotors: é fácil e rápido!