Já reparou que temos falado bastante sobre a Shineray aqui no WM1? Pois é, a marca de origem chinesa já é nada menos que a terceira mais vendida do país, atrás apenas de Honda e Yamaha. Não é pouca coisa.
Isso se deve, principalmente, a dois fatores: a marca tem um lineup bem extenso, com modelos elétricos e a combustão, e preços muito competitivos. Com isso, conquistou muitos compradores, ainda que suas operações sejam relativamente restritas às regiões Norte e Nordeste, e que sua linha de montagem seja no Complexo de Suape, perto de em Recife (PE) - com isso a marca não tem as isenções tributárias inerentes ao Polo Industrial de Manaus (PIM), onde estão todas as concorrentes.
E agora a Shineray ataca novamente: lança uma segunda versão da trail Shi 175 - modelo que começou a ser vendido no país no segundo semestre do ano passado. A diferença nesta nova versão, batizada de Shi 175s, é uma só - alimentação por injeção eletrônica, no lugar do carburador presente na moto até agora.
A versão carburada não vai sair de linha imediatamente. Mas provavelmente não vai durar muito mais, até porque em janeiro de 2025 entra em vigor a nova fase do Programa de Controle de Emissões por Motocicletas e similares (Promot). Sendo assim, é muito provável que apenas a injetada continue em linha.
O motor é monocilíndrico e refrigerado a ar. Tem 173,5 cm³ de cilindrada, e entrega 16,3 cv de potência a 7.500 rpm com torque de 1,8 kgf.m a 6.000 rpm. São números satisfatórios para uma moto com proposta urbana e melhores que os da versão carburada - 14,2 cv a 8.000 rpm e 1,4 kgf.m a 6.500 rpm.
Mas o grande atrativo da Shi 175s é mesmo o preço. A moto custa R$ 14.990 sem frete, valor bem inferior, por exemplo, ao da líder do segmento Hinda NXR 160 Bros, que parte e R$ 19.060 também sem frete.
A Shi 175s ainda tem rodas raiadas, freios a disco nas duas rodas com CBS, iluminação full-LED, tanque para bons 15 litros, para-brisa, bagageiro, partida elétrica e por pedal, painel de instrumentos com conta-giros analógico e display digital e farol dianteiro "inspirado" nos conjuntos óticos assimétricos das antigas BMW R/GS e 137 quilos de peso. O custo-benefício é, sem dúvida, interessante.