Já vimos aqui, nas últimas semanas, que a Ducati está acelerada este ano - mesmo com todas as dificuldades que o covid-19 impôs às fabricantes de motocicletas de todo o mundo. Mas a marca italiana tem feito lançamentos em sequência e é natural que criemos expectativas pela chegada das novas motos no mercado brasileiro.
Sobre duas, temos novidades: a Streetfighter V4, que foi lançada na Europa em março e nem foi tão comentada por aqui, chegará em setembro e custará R$ 140 mil. Já a mais badalada Multistrada V4, recém-lançada, só será vendida no Brasil em dezembro de 2021, por R$ 150 mil.
A demora se deve ao cronograma de lançamentos da marca em outros mercados, dos países europeus aos Estados Unidos - que inclusive foi prejudicado pela pandemia. Pelo menos haverá tempo para o caro leitor juntar as moedinhas no porquinho.
Como já falamos bastante da Multistrada V4, agora vamos detalhar a Streetfighter V4: é uma naked extremamente agressiva e furiosa, com design invocadíssimo que inclui até as asinhas aerodinâmicas que só costumamos ver nas superbikes carenadas.
O desempenho promete coerência com a aparência mais malvada que vimos em motos, nos últimos tempos: o motor é o mesmo V4 da Multistrada e da Panigale, porém com algumas mudanças para fornecer 204 cv de potência e 12,5 kgf.m de torque. Com peso a seco de 180 kg, o piloto que se abaixe para não brigar com o vento!
Para comparação, na Multistrada, de 215 kg, o V4 rende 170 cv e 12,7 kgf.m; e na Panigale V4 R (versão topo de linha), chega a colossais 221 cv e 11, 5 kgf.m, para módicos 172 kg.