A Royal Enfield Super Meteor 650 pode estar mais perto do mercado brasileiro do que imaginávamos. Fontes nos informaram que algumas concessionárias da marca no país já avisaram consumidores interessados que a moto deverá ser lançada já no próximo mês de março.
É uma grande surpresa, já que nos últimos meses a previsão era somente para o segundo semestre deste ano. É que, lá na Índia, a moto foi lançada em janeiro e a demanda ocasionou filas de espera.
Nas principais cidades (Mumbai, Thane, Pune, Bangalore, Chennai, Delhi e Jaipur), a fila estava em quatro meses. Mas, ao que parece, isso não atrasou a chegada da moto em outros mercados. Então hoje, quem ligar para uma concessionária Royal Enfield no Brasil provavelmente receberá essa orientação: "procure-nos em março".
Vale lembrar que a Super Meteor 650 será montada em Manaus. E, não por acaso, algumas publicações já informaram que, de fato, a moto "já está no Brasil". O suplemento "Mobilidade" do jornal Estado de S. Paulo, informou que a moto até já foi apresentada aos concessionários, em um evento fechado.
Para quem não lembra, a Super Meteor 650 é uma custom de média cilindrada que pega carona no sucesso obtido pela Royal Enfield com as irmãs menores Meteor e Classic, ambas com motor monocilíndrico de 350 cm³.
A Super Meteor 650 tem o mesmo motor das "twins" Interceptor e Continental GT, um bicilíndrico refrigerado a ar que, nas especificações para o Brasil, rende 47 cv de potência e 5,2 kgf.m de torque.
O desempenho não promete adrenalina, já que a moto pesa 241 quilos em ordem de marcha - é bastante para sua potência e torque. Mas, habitualmente, quem compra moto custom não quer performance esportiva, mas respostas honestas para passeios tranquilos.
O motor é o mesmo as "twins", mas geometria, chassi e outros componentes são exclusivos da Super Meteor. Com frente "lançada", a moto tem rodas com aros de 19 polegadas na frente e 16 polegadas atrás, suspensões Showa invertidas na frente e bichoque atrás, e freios a disco com ABS. Além disso, a moto tem farol de LED, manetes de embreagem e freio ajustáveis, sistema de navegação Tripper e tanque para 15,7 litros.
Típica custom média, tem tudo para fazer sucesso no mercado brasileiro. Aqui, o segmento de motos custom médias é absolutamente carente de opções e tem apenas a Kawasaki Vulcan 650 S.
Mas o preço da moto japonesa sobe continuamente e já supera os R$ 50 mil. Como a Super Meteor deve custar em torno de R$ 35 mil, certamente vai ocupar um "espaço vazio" - assim como Meteor 350 e Classic 350 fizeram numa faixa inferior. A moto deverá ser vendida aqui em duas versões, a mais simples standard, que tem banco solo, e a completinha Tourer, que tem banco e encosto para garupa, pintura bicolor e para-brisa. A conferir.