A Suzuki GSX-S 1000 é uma das naked mais desejadas do mercado brasileiro. Bonita, estilosa, potente e até relativamente confortável, a moto acaba de ganhar a linha 2022 no país. Infelizmente ainda não é a nova geração, que foi lançada lá fora em maio do ano passado - com novo conjunto ótico frontal, mudanças no design e uma inusitada aparência robótica. A moto que continua em linha no Brasil é igual à do ano passado e, de novidade mesmo, tem apenas duas cores para essa "temporada".
As novas cores são a preta e a cinza, que vêm se juntar à tradicional cor azul da marca japonesa. A primeira deixa a moto mais agressiva e sinistra, do jeito que muita gente gosta. A segunda é para quem quer acelerar com mais elegância; e a azul de sempre é para quem faz questão de vestir o "traje Suzuki".
A mecânica não mudou: o motor é o conhecido quatro cilindros em linha com 999 cm³, que rende 150 cv de potência a 10.000 rpm e 11 kgf.m de torque a 9.500 rpm, assim como o câmbio de seis marchas. Suspensões (invertida na frente e monochoque atrás), freios com disco duplo na frente e simples atrás e as demais especificações habituais da moto também são as mesmas de antes.
As vendas começam já na segunda quinzena deste mês, ao preço público sugerido de R$ 73.000 (sem frete). Até que aumentou pouco: o valor praticado anteriormente era de R$ 71.500.
Continuamos no aguardo da grande novidade da Suzuki para este ano: a nova geração da sport-touring GSX-S 1300R Hayabusa, prevista para o segundo semestre. Além dela, a marca também lançará um outro modelo, no último trimestre do ano. Os rumores apontam para a GSX-S 1000 GT, uma versão sport-touring justamente da GSX-S 1000 - conforme revelamos em dezembro do ano passado. A conferir!