Em setembro de 2021, mostramos aqui no WM1 o lançamento, lá fora, da belíssima sport-touring Suzuki GSX-S 1000 GT. Na época levantamos a hipótese do modelo ser lançado no mercado brasileiro em 2022, mas isso não aconteceu. Agora, porém, há uma luz - muito forte, por sinal, - no horizonte!
A Suzuki brasileira soltou um teaser em sua conta no Instagram com um vídeo levemente camuflado pela inscrição "vem aí" em letras garrafais. E as imagens ali por trás são exatamente da GSX-S 1000 GT - e são trechos do vídeo que publicamos junto com a matéria, dois anos atrás.
Então, como para bom entendedor pingo é letra, parece certo que finalmente a moto será lançada no mercado brasileiro. Resta saber quando - e pode até ser nesta semana, no Festival Interlagos - que acontece no famoso autódromo de São Paulo entre quinta e domingo.
A chegada da GSX-S 1000 GT botará a Suzuki no restrito, mas muito competitivo, nicho das sport-touring de alto desempenho. Aliás, a receita básica das sport-touring - ou esportivas-turismo - é misturar desempenho de superbike com um nível de conforto bem superior.
Afinal, as esportivas andam forte, mas a posição de pilotagem costuma ser cansativa e a vida do garupa sempre é difícil - quando não é impossível. As "ST" mantém a performance nervosa (ou algo próximo, já que às vezes são "amansadas"), mas ganham características e recursos que permitem ao piloto e a um garupa cobrir longas distâncias sem sofrimento.
A GSX-S 1.000 GT (no caso, a sigla é de Gran Turismo) é exatamente isso. Tem motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³, que rende 152 cv de potência máxima a 11.000 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 9.250 rpm. Ou seja, acelera muito forte!
Mas, ali em cima, o piloto e o garupa vão bem acomodados em um largo banco e com as costas retas, protegidos por uma carenagem completa (frontal e laterais) e um bom para-brisa. E dispõem, ainda, de baús laterais para levar suas bagagens.
Essa GT ainda traz outros quitutes para facilitar a vida dos viajantes. Tem controle de tração com cinco ajustes, ABS com atuação em curvas, acelerador eletrônico, quickshifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante. Além disso, tem três modos de pilotagem - ativo, que libera potência e torque sem limitações; básica, que faz a entrega de forma um pouco amansada; e conforto, cujas respostas são bem mais lentas e dóceis.
A iluminação é full-LED e, à frente do piloto, surge um painel com telinha de TFT colorida de 6,5 polegadas, completo nas informações que oferece e ainda com conexão via Bluetooth para chamadas, músicas e navegação GPS através do smartphone do piloto.
O tanque leva ótimos 19 litros de combustível, o que garante excelente autonomia. Outras especificações importantes - na moto vendida lá fora - são a suspensão dianteira invertida Kayaba , os freios Brembo e os pneus Dunlop Sportmax Roadsport2 de alto desempenho.
Para completar, não podemos deixar de destacar o design agressivo e futurista. Com aspecto de robô de filme de ficção científica, a GSX-S 1.000 GT tem dois pequenos faróis separados por uma entrada de ar, duas linhas de LED logo acima na função de luzes de rodagem diurna, (DRLs), linhas retas e angulosas, "asinhas aerodinâmicas" nas carenagens laterais, piscas discretos e traseira sóbria e elegante.
Será, certamente, a moto mais interessante da Suzuki no mercado brasileiro em muito tempo. Não há nenhuma informação sobre preço, mas podemos esperar algo na casa dos R$ 100 mil, pelo menos.