A Triumph anunciou nesta terça-feira (12/7) a conclusão oficial dos testes realizados com o projeto da motocicleta elétrica TE-1. Segundo a marca britânica, os resultados obtidos na Fase 4 dos testes com o protótipo superaram os objetivos do projeto.
A marca diz que o protótipo TE-1 demonstrou ter uma autonomia real de 161 quilômetros com apenas uma carga. A frenagem regenerativa foi implementada com sucesso, com margem para otimização adicional, bem como maiores eficiências na unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia em futuros desenvolvimentos das motos elétricas.
Já que citamos a carga, o tempo de carregamento de 20 minutos é suficiente para fazer a bateria atingir 80% da carga total. O tempo do carregamento completo, no entanto, não foi divulgado.
O protótipo final tem a ergonomia, a geometria e a distribuição de peso de uma Speed Triple, com a escala e o impacto visual de uma Street Triple. Com 177 cv de potência, pico de torque de 11,1 kgf.m e pesando apenas 220 quilos - até 25% mais leve do que as motos elétricas comparáveis atualmente disponíveis - o protótipo TE-1 conseguiu acelerar de zero a 100 km/h em 3,6 segundos.
Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles, falou com entusiasmo sobre a conclusão dos testes:
- O Projeto Triumph TE-1 excedeu muitas de nossas metas e expectativas iniciais. E já vimos uma reação positiva ao protótipo TE-1 vinda de motociclistas de todo o mundo - comemorou.
O projeto foi tocado pela Triumph, desde 2019, em conjunto com parceiros extremamente especializados em suas respectivas áreas: a Williams Advanced Engineering, que é a divisão de engenharia avançada da Williams (aquela mesma, da Fórmula Um), desenvolveu o pacote de baterias e seu suporte, o conversor elétrico, a tomada de recarga e o sistema de resfriamento. Já a divisão de mobilidade elétrica da Integral Powertrain Limited criou o trem de força com o inversor integrado, o motor e seu sistema de refrigeração. E a Warwick Manufacturing Group (WMG), da Universidade de Warwick, entrou com as simulações e testes em ambiente virtual.
target="_blank" rel="noopener noreferrer" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https:www.youtube.com/watch?v%3DabZas9sDSP4&source=gmail&ust=1657740568528000&usg=AOvVaw22k8Hkqm2rvspt-c8xgmFr">https:www.youtube.com/watch?