Triumph conclui testes do protótipo elétrico TE-1

Com 177 cv e autonomia de 161 quilômetros, moto elétrica chega a 100 km/h em 3,6 segundos e vai gerar modelos de série

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Alexandre Ciszewski
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A Triumph anunciou nesta terça-feira (12/7) a conclusão oficial dos testes realizados com o projeto da motocicleta elétrica TE-1. Segundo a marca britânica, os resultados obtidos na Fase 4 dos testes com o protótipo superaram os objetivos do projeto.

A marca diz que o protótipo TE-1 demonstrou ter uma autonomia real de 161 quilômetros com apenas uma carga. A frenagem regenerativa foi implementada com sucesso, com margem para otimização adicional, bem como maiores eficiências na unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia em futuros desenvolvimentos das motos elétricas.

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Triumph Te1 Ge
Justiça seja feita: a TE-1 é uma das motos elétricas mais bem-resolvidas projetadas até hoje
Crédito: Divulgação
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Já que citamos a carga, o tempo de carregamento de 20 minutos é suficiente para fazer a bateria atingir 80% da carga total. O tempo do carregamento completo, no entanto, não foi divulgado.

O protótipo final tem a ergonomia, a geometria e a distribuição de peso de uma Speed Triple, com a escala e o impacto visual de uma Street Triple. Com 177 cv de potência, pico de torque de 11,1 kgf.m e pesando apenas 220 quilos - até 25% mais leve do que as motos elétricas comparáveis atualmente disponíveis - o protótipo TE-1 conseguiu acelerar de zero a 100 km/h em 3,6 segundos.

Triumph Te1 Ge 1782
O painel e TFT exibe velocímetro e o estado do motor e das baterias, entre outras funções
Crédito: Divulgação
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Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles, falou com entusiasmo sobre a conclusão dos testes:

- O Projeto Triumph TE-1 excedeu muitas de nossas metas e expectativas iniciais. E já vimos uma reação positiva ao protótipo TE-1 vinda de motociclistas de todo o mundo - comemorou.

Já Steve Sargent, CPO da marca, deixou escapar que realmente haverá um modelo de produção:

- A moto de produção final não será exatamente igual, mas tenha certeza de que os modelos que desenvolveremos trarão o que aprendemos com a TE-1 e seu espírito dinâmico - disse ele.

Triumph Te1 Ge 3129
Na tomada: segundo a Triumph, 80% da recarga é obtida em apenas 20 minutos
Crédito: Divulgação
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O projeto foi tocado pela Triumphdesde 2019, em conjunto com parceiros extremamente especializados em suas respectivas áreas: a Williams Advanced Engineering, que é a divisão de engenharia avançada da Williams (aquela mesma, da Fórmula Um), desenvolveu o pacote de baterias e seu suporte, o conversor elétrico, a tomada de recarga e o sistema de resfriamento. Já a divisão de mobilidade elétrica da Integral Powertrain Limited criou o trem de força com o inversor integrado, o motor e seu sistema de refrigeração. E a Warwick Manufacturing Group (WMG), da Universidade de Warwick, entrou com as simulações e testes em ambiente virtual.

Da própria Triumph vieram chassi, sub-chassi, cockpit, laterais, rodas, ECU e transmissão - sim, o modelo tem uma correia para ligar o motor à roda traseira, enquanto na maioria das motos elétricas o motor vai acoplado diretamente na roda traseira. O projeto também teve suporte do departamento britânico para o fomento de veículos com emissão zero.

Confira abaixo o vídeo final dos testes do protótipo elétrico Triumph TE-1:

target="_blank" rel="noopener noreferrer" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https:www.youtube.com/watch?v%3DabZas9sDSP4&source=gmail&ust=1657740568528000&usg=AOvVaw22k8Hkqm2rvspt-c8xgmFr">https:www.youtube.com/watch?v=abZas9sDSP4

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