Triumph lança as novas Speed 400 e Scrambler 400 X

Primeiros modelos de baixa cilindrada da marca inglesa serão vendidos na Índia em julho e chegarão ao Brasil em 2024

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Roberto Dutra
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Depois de muito tempo de especulações, fotos de flagras (spy-shots) e mistério, eis que surgem as novíssimas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X. Os dois primeiros modelos de baixa cilindrada da marca inglesa na era moderna - aqui, especificamente, aplicamos uma linha de corte de 500 cm³ - foram feitos em parceria com a Bajaj, e inicialmente serão vendidos na Índia.

Na prática, são duas versões de uma mesma moto. Uma tem pegada naked, e a outra aposta no visual Scrambler que anda muito na moda. As motos começam a ser vendidas na Índia agora em julho, e no ano que vem chegarão a outros países - o Brasil está na fila, aliás: as duas devem começar a ser vendidas aqui em janeiro do ano que vem. No momento, claro, não há qualquer informação sobre preços tanto lá como cá.

Triumph Speed 400 E Scrambler 400 X (3)
A Speed 400 e a Scrambler 400 X são as primeiras motos de baixa cilindrada feitas pela Triumph em muito tempo
Crédito: Divulgação
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A Triumph diz que a Speed 400 foi inspirada nos modelos Speed Twin 900 e 1200, e a Scrambler 400 X "veio" das Scrambler 900 e 1200. De fato as duas novas motos lembram bastante esses modelos de alta cilindrada.

Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X têm especificações de bom nível

As duas motos compartilham vários componentes, do chassi ao motor. O monocilíndrico é totalmente novo nas fileiras da Triumph, e foi batizado de TR.  Refrigerado a água, tem quatro válvulas, comando no cabeçote e 398 cm³ de capacidade cúbica. Rende 40 cv de potência a 8.000 rpm, com torque de 3,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

As novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X foram desenvolvidas com a Bajaj, da Índia
Crédito: Divulgação
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O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante. A balança traseira é de alumínio, e os pneus são Metzeler - na Speed, modelo Sportec com medidas 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás; na Scrambler 400 X, modelo Karoo Street com medidas 100/90 R19 na frente e 140/80 R17 atrás.

Ambas usam as mesmas suspensões com garfos invertidos de 43 mm de diâmetro na frente e monochoque com reservatório de gás externo atrás. Na Speed, são 14 cm de curso na frente e 13 cm atrás; na Scrambler são 15 cm na frente e mesmo curso atrás.

A Speed 400 é uma naked com proposta urbana e certa sofisticação: repare nos garfos invertidos
Crédito: Divulgação
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As duas têm freios a disco dianteiros e traseiros com ABS nas duas rodas - em ambas o traseiro tem 230 mm de diâmetro, mas o dianteiro muda - 300 mm na Speed e 320 mm na Scrambler.

As duas também compartilham o mesmo painel de instrumentos, que segue a manjadíssima receita de velocímetro analógico coadjuvado por uma telinha de LCD com várias informações.

A Scrambler 400 X tem suspensões com curso maior e roda dianteira com aro de 19 polegadas
Crédito: Divulgação
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Talvez a marca tenha optado por esse esquema pelo custo mais baixo em comparação aos painéis mais modernos, tanto de LCD quanto de TFT, ou mesmo pelo visual mais clássico. Mas sem dúvida é algo datado.

Semelhanças e diferenças

Inicialmente as cores disponíveis para a Speed 400 serão Carnival Red (vermelha), Caspian Blue (azul) e Phantom Black (preta). Já a Scrambler será vendida nos tons Matt Khaki Green com Fusion White (verde com faixa branca), Carnival Red (vermelha), Phantom Black (preta) e Silver Ice (prata)

Nas duas o painel tem velocímetro analógico com telinha LED ao lado - uma receita já bem antiga
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A Speed pesa 170 quilos e seu banco está a 79 cm do solo. Já a Scrambler é nove quilos mais pesada, e o assento fica a 83,5 cm do chão. Outras diferenças entre as duas aparecem em componentes como guidões e pedaleiras.

Mas ambas têm o já mencionado ABS de dois canais e mais acelerador eletrônico, controle de tração desligável, tomadinha USB-C, iluminação full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) e chave codificada.

As duas também terão, claro, uma listinha com mais de 25 acessórios, que serão vendidos nas concessionárias da marca - a preços estratosféricos, como de hábito - para quem quiser personalizar a motoca. Lá na Índia, a garantia para as motos será de dois anos sem limite de quilometragem.

Será que essas motos vão bombar no mercado brasileiro? Apostamos que sim, já que a Speed 400 vai brigar com modelos como Honda CB 300F Twister, Yamaha FZ25, Kawasaki Z400 e Royal Enfield Hunter 350, enquanto a Scrambler 400 X chegará de olho nas Royal Enfield Himalayan 411 e Scram 411, Honda XRE 300 (Sahara ou não), Yamaha XTZ 250 Lander, Kawasaki Versys 300 e até Bajaj Dominar 400 e Zontes T400.

Para se sair bem, as duas terão que ter preços competitivos, mesmo que sejam produzidas por uma marca "premium". A conferir!

Confira mais fotos das novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X:

 

Veja o vídeo com as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X em ação:

 

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