Já tem algum tempo que ouvimos falar sobre colaboração da Triumph com a fabricante indiana de motocicletas Bajaj Auto. Uma das primeiras imagens foram reveladas pelo site RideApart, no início deste ano.
O design simples e limpo da pequena roadster, equipada com motor monocilíndrico totalmente novo, sem dúvida será um sucesso no segmento premium de entrada. Embora a capacidade do motor não tenha ainda sido divulgada, rumores sugerem que está na faixa de 200 cm³ a 250 cm³.
Bajaj Auto e Triumph Motorcycles anunciaram acordo em 2020, e as especulações sobre sua próxima linha de motos têm sido desenfreadas desde então. De acordo com informações mais recentes, a união Bajaj-Triumph dará resultado em algum momento de 2023, quando sua primeira moto deve ser lançada.
A parceria indo-britânica resultará em modelos para os mercados indiano e mundial e, sem dúvida, atingirá o nível de entrada premium de forma rápida. Hoje, essa classe é habitada por veículos de duas rodas da KTM, BMW e das quatro grandes fabricantes japoneses.
O portfólio da Bajaj-Triumph provavelmente terá tamanhos de motor variando de 200 cm³ a 250 cm³, com foco em vendas de grande volume. A primeira moto, que pode ser uma roadster ou scrambler, pode estrear na Salão de Milão (o Eicma 2022) deste ano, na Itália.
Os protótipos de teste compartilharam dicas de design com as motocicletas premium Bonneville e Scrambler da Triumph, mas em proporções menores e com um único cilindro, em vez de dois.
As motocicletas produzidas por esta colaboração serão produzidas em uma nova fábrica em Chakan, perto de Pune, na Índia, utilizando a experiência de produção local da Bajaj.
Isso ajudaria a posicionar agressivamente as motocicletas e alcançar economias de escala – o que significa preços mais baixos, traduzindo-se em volumes de vendas mais altos logo de cara.
No momento, no entanto, não está claro quais são as intenções verdadeiras com essas novas motos e suas capacidades de motor.
As novidades devem visar o mercado indiano, bem como o resto do mercado do sudeste asiático, dada a predileção dos consumidores por comprar mais itens de luxo nos últimos anos.
Vamos aguardar os próximos capítulos para descobrir se existe a chance de essas motos chegarem ao mercado brasileiro.