A Triumph já começou a vender o segundo lote dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 X. Essa segunda remessa tem mil unidades e os preços do lançamento foram mantidos - a Speed por R$ 29.990 e a Scrambler por R$ 33.990.
Curioso é que o primeiro lote, de 400 unidades, que começou a ser vendido via site ainda em novembro do ano passado e esgotou rapidamente, ainda não começou a ser entregue. A previsão é que os primeiros compradores levem as motos para casa no próximo mês de março.
Isso é fruto natural da logística de produção das motos. As duas são originalmente feitas na Índia, em parceria com a Bajaj, mas vêm de lá desmontadas para serem montadas na linha da Triumph em Manaus (AM). Desta forma, viram produto nacional e têm direito a isenções tributárias importantes.
O WM1 esteve, no último final de semana, na pré-inauguração da novíssima concessionária da marca no Rio de Janeiro, localizada dentro da Marina da Glória. Chamada de AB Marina, é parte do grupo Abolição, que tem nada menos que 22 concessionárias de várias marcas - incluindo a Harley-Davidson do Rio. A nova loja será oficialmente inaugurada no próximo sábado, dia 3 de fevereiro.
As duas motos de 400 cm³ da Triumph estavam lá em exposição. Conversamos com fontes ligadas à marca, e soubemos que a loja teve direito a 70 unidades do primeiro lote. Também soubemos de como anda a preferência dos compradores: a Scrambler tem sido a favorita, na proporção de duas pra uma. E, pelo menos nessa nova loja, as motos só chegarão para entrega, mesmo, em março.
Duas informações importantes que não foram divulgadas dizem respeito às revisões das duas motos. Uma delas é sobre os intervalos: a primeira é com 1.000 quilômetros - algo normal, pois habitualmente é feita mesmo com pouca rodagem mesmo. Mas, daí em diante, é a cada 16 mil quilômetros. Sim, o caro leitor não leu errado: 16 mil quilômetros.
Nossa fonte disse que também ficou impressionado, mas ressaltou que as motos usam óleo sintético de primeira linha. Então tá. A segunda informação é sobre custo: as revisões têm preço fixo e as duas primeiras custarão apenas R$ 100 com tudo incluído. É um valor muito mais baixo que o cobrado por qualquer outra marca no país para motos de cilindrada igual ou próxima.
A Speed 400 é claramente inspirada nos modelos Speed Twin 900 e 1200, e a Scrambler 400 X é herdeira direta das Scrambler 900 e 1200. De fato as duas novas motos lembram bastante esses modelos de alta cilindrada. Ambas têm especificações de bom nível.
As duas compartilham vários componentes, do chassi ao motor. O monocilíndrico é totalmente novo nas fileiras da Triumph, e foi batizado de TR. Refrigerado a água, tem quatro válvulas, comando no cabeçote e 398 cm³ de capacidade cúbica. Rende 40 cv de potência a 8.000 rpm, com torque de 3,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante. A balança traseira é de alumínio, e os pneus são Metzeler - na Speed, modelo Sportec com medidas 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás; na Scrambler 400 X, modelo Karoo Street com medidas 100/90 R19 na frente e 140/80 R17 atrás.
Ambas usam as mesmas suspensões com garfos invertidos de 43 mm de diâmetro na frente e monochoque com reservatório de gás externo atrás. Na Speed, são 14 cm de curso na frente e 13 cm atrás; na Scrambler são 15 cm na frente e mesmo curso atrás. As duas também têm freios a disco dianteiros e traseiros com ABS nas duas rodas - em ambas o traseiro tem 230 mm de diâmetro, mas o dianteiro muda - 300 mm na Speed e 320 mm na Scrambler.
As duas também compartilham o mesmo painel de instrumentos, que segue a manjadíssima receita de velocímetro analógico coadjuvado por uma telinha de LCD com várias informações. É adequado e satisfatório, mas uma telinha de TFT seria muito mais interessante e coerente com os tempos atuais. Enfim, são questões de custo.
A Speed pesa 170 quilos e seu banco está a 79 cm do solo. Já a Scrambler é nove quilos mais pesada, e o assento fica a 83,5 cm do chão. Outras diferenças entre as duas aparecem em componentes como guidões e pedaleiras. Mas ambas têm o já mencionado ABS de dois canais e mais acelerador eletrônico, controle de tração desligável, tomadinha USB-C, iluminação full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) e chave codificada.
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