Triumph: motos de 400 cm³ chegarão em março
Curioso é que o primeiro lote, de 400 unidades, que começou a ser vendido via site ainda em novembro do ano passado e esgotou rapidamente, ainda não começou a ser entregue. A previsão é que os primeiros compradores levem as motos para casa no próximo mês de março.Isso é fruto natural da logística de produção das motos. As duas são originalmente feitas na Índia, em parceria com a Bajaj, mas vêm de lá desmontadas para serem montadas na linha da Triumph em Manaus (AM). Desta forma, viram produto nacional e têm direito a isenções tributárias importantes.
O WM1 esteve, no último final de semana, na pré-inauguração da novíssima concessionária da marca no Rio de Janeiro, localizada dentro da Marina da Glória. Chamada de AB Marina, é parte do grupo Abolição, que tem nada menos que 22 concessionárias de várias marcas - incluindo a Harley-Davidson do Rio. A nova loja será oficialmente inaugurada no próximo sábado, dia 3 de fevereiro.
As duas motos de 400 cm³ da Triumph estavam lá em exposição. Conversamos com fontes ligadas à marca, e soubemos que a loja teve direito a 70 unidades do primeiro lote. Também soubemos de como anda a preferência dos compradores: a Scrambler tem sido a favorita, na proporção de duas pra uma. E, pelo menos nessa nova loja, as motos só chegarão para entrega, mesmo, em março.
Revisões baratas e com longo intervalo
Duas informações importantes que não foram divulgadas dizem respeito às revisões das duas motos. Uma delas é sobre os intervalos: a primeira é com 1.000 quilômetros - algo normal, pois habitualmente é feita mesmo com pouca rodagem mesmo. Mas, daí em diante, é a cada 16 mil quilômetros. Sim, o caro leitor não leu errado: 16 mil quilômetros.Nossa fonte disse que também ficou impressionado, mas ressaltou que as motos usam óleo sintético de primeira linha. Então tá. A segunda informação é sobre custo: as revisões têm preço fixo e as duas primeiras custarão apenas R$ 100 com tudo incluído. É um valor muito mais baixo que o cobrado por qualquer outra marca no país para motos de cilindrada igual ou próxima.
Como são as Triumph de 400 cm³
A Speed 400 é claramente inspirada nos modelos Speed Twin 900 e 1200, e a Scrambler 400 X é herdeira direta das Scrambler 900 e 1200. De fato as duas novas motos lembram bastante esses modelos de alta cilindrada. Ambas têm especificações de bom nível.As duas compartilham vários componentes, do chassi ao motor. O monocilíndrico é totalmente novo nas fileiras da Triumph, e foi batizado de TR. Refrigerado a água, tem quatro válvulas, comando no cabeçote e 398 cm³ de capacidade cúbica. Rende 40 cv de potência a 8.000 rpm, com torque de 3,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante. A balança traseira é de alumínio, e os pneus são Metzeler - na Speed, modelo Sportec com medidas 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás; na Scrambler 400 X, modelo Karoo Street com medidas 100/90 R19 na frente e 140/80 R17 atrás. Ambas usam as mesmas suspensões com garfos invertidos de 43 mm de diâmetro na frente e monochoque com reservatório de gás externo atrás. Na Speed, são 14 cm de curso na frente e 13 cm atrás; na Scrambler são 15 cm na frente e mesmo curso atrás. As duas também têm freios a disco dianteiros e traseiros com ABS nas duas rodas - em ambas o traseiro tem 230 mm de diâmetro, mas o dianteiro muda - 300 mm na Speed e 320 mm na Scrambler.
As duas também compartilham o mesmo painel de instrumentos, que segue a manjadíssima receita de velocímetro analógico coadjuvado por uma telinha de LCD com várias informações. É adequado e satisfatório, mas uma telinha de TFT seria muito mais interessante e coerente com os tempos atuais. Enfim, são questões de custo.
Principais diferenças entre as duas
A Speed pesa 170 quilos e seu banco está a 79 cm do solo. Já a Scrambler é nove quilos mais pesada, e o assento fica a 83,5 cm do chão. Outras diferenças entre as duas aparecem em componentes como guidões e pedaleiras. Mas ambas têm o já mencionado ABS de dois canais e mais acelerador eletrônico, controle de tração desligável, tomadinha USB-C, iluminação full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) e chave codificada.VÍDEO RELACIONADO
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