Triumph Speed 400 ou Scrambler 400X? Escolha a sua

Entenda as diferenças entre os dois modelos de 400 cm³ da marca inglesa e veja qual a melhor para suas necessidades

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Marcelo Barros
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Com preços acessíveis em comparação a outros modelos da fabricante inglesa, a Speed 400 e a Scrambler 400X seguem uma estratégia semelhante à da BMW com aos modelos G 310 R e G 310 GS: uma é voltada para o asfalto e a outra, para uso em qualquer terreno.

Fabricadas pela Bajaj na Índia e montadas no Brasil pelo sistema Completely Knocked Down (CKD) - ou seja, vêm completamente demonstradas e são montadas em Manaus (AM) -, as motos chegaram ao mercado com preços de R$ 29.990 para a Speed 400 e R$ 33.990 para a Scrambler 400X. Apesar de compartilharem muitos componentes e tecnologias, cada uma atende a perfis distintos de motociclistas.

Paradas lado a lado, vemos que a Scrambler é maior que a Speed. Ambas têm rodas de liga leve e pneus sem câmara
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Diferenças práticas e propósitos distintos

A Speed 400 é uma naked projetada para o asfalto. Ideal para uso urbano e em rodovias, exibe leveza, agilidade e equilíbrio, características que a tornam uma opção excelente para deslocamentos diários e passeios em estradas asfaltadas.

Já a Scrambler 400X é uma mistura de naked e trail. Oferece mais versatilidade graças à roda dianteira de 19 polegadas, aos pneus mistos e às suspensões com maior curso.

Com Speed 400 e Scrambler 400X, a Triumph começa a aumentar sua participação no mercado brasileiro pelo maior volume de vendas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Essas características permitem enfrentar terrenos variados com mais conforto e segurança, tornando-a ideal para quem busca uma moto mais aventureira e capaz de rodar sobre diferentes superfícies.

Ambas têm iluminação full-LED, freios ABS nas duas rodas, controle de tração, suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga.

O motor monocilíndrico de 40 cv de potência e quase 4 kgf.m de torque é compartilhado, mas ajustado para as propostas de cada modelo: a Scrambler 400X usa um pinhão de 14 dentes, otimizando a resposta em baixas rotações e alinhando-se ao uso mais aventureiro. Na Speed 400, o pinhão tem 15 dentes.

A Speed 400 impressiona pela facilidade de pilotagem: é muito ágil, empolgante e com banco bem confortável
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Desempenho e conforto

As duas motos exibem desempenho consistente, tanto na cidade quanto na estrada, mesmo com garupa. Alcançam velocidades de até 160 km/h, evidenciando a força do motor monocilíndrico. O consumo médio registrado durante os testes ficou entre 25 km/l e 27 km/l, variando conforme o peso transportado e o estilo de pilotagem.

A Speed 400 é mais leve e compacta, com banco mais baixo e confortável que o da Scrambler 400X. Essas características a tornam a escolha ideal para pilotos de menor estatura ou para quem busca uma moto ágil e fácil de manobrar, especialmente no trânsito urbano.

Os retrovisores instalados nos extremos do guidão podem atrapalhar um pouco em espaços bem reduzidos entre os carros. Mas, comparada com a Scrambler, que tem guidão mais largo e protetores de mãos como item de série, a Speed é de fato mais estreita e vai andar com mais facilidade no trânsito congestionado das grandes capitais, como São Paulo.

A Scrambler 400X tem visual mais robusto e características que permitem uso terrenos variados
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já a Scrambler 400X, que tem banco mais alto e suspensões reforçadas, proporciona maior conforto para pilotos mais altos, além de ser mais adequada para trajetos longos ou terrenos irregulares. No entanto, apesar do visual robusto, o assento da Scrambler 400X é mais firme do que aparenta, o que pode gerar desconforto em viagens prolongadas.

Ambas compartilham o mesmo painel de instrumentos, completo em informações, que combina velocímetro analógico com um pequeno conta-giros. Embora estiloso, o design compromete a leitura rápida da velocidade durante a pilotagem. Seria mais funcional ter a velocidade apresentada de forma digital.

Um dos pontos altos das Triumph 400 é a qualidade das suspensões. Na traseira, há ajuste da pré-carga da mola
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Qualidade e rede de concessionárias

As duas motos impressionam pela qualidade de construção e atenção aos detalhes. Elementos como iluminação, suspensões e freios ressaltam o cuidado da Triumph em oferecer produtos de alto padrão, mesmo em uma faixa de preço mais acessível.

Um ponto que pode pesar na decisão é a rede de concessionárias da Triumph, que ainda é limitada no Brasil - são apenas 36 lojas. Isso pode ser um obstáculo na escolha diante de modelos de marcas como Yamaha e Honda, que têm centenas de concessionárias disponíveis. Afinal, a maioria das pessoas ainda prefere comprar uma moto que tenha a concessionária perto de onde mora.

Nas Triumph 400 o disco do freio traseiro é do lado esquerdo, diferente do "padrão" que vemos habitualmente
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

A escolha entre a Speed 400 e a Scrambler 400X dependerá do perfil e das expectativas do piloto. Quem busca agilidade, facilidade em ambientes urbanos e uma moto mais leve pode preferir a Speed 400.

Por outro lado, quem valoriza versatilidade, conforto em terrenos variados e um estilo de pilotagem mais aventureiro pode optar pela Scrambler 400X, que já vem equipada com alguns acessórios.

Andei nas duas motos e, na minha experiência pessoal, com 1,83 m de altura e cerca de 95 quilos, me senti mais confortável na Scrambler 400X, que "vestiu" melhor para o meu tamanho e gosto por motos.

As duas Triumph 400 usam o mesmo painel com velocímetro analógico e display digital
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A roda dianteira maior e o curso ampliado das suspensões proporcionaram o conforto que espero em uma moto, além da capacidade de explorar trechos fora do asfalto.

Embora não tenha o desempenho de uma trail dedicada, que usa rodas de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas na traseira, com mais de 20 cm de curso de suspensão, a Scrambler oferece diversão suficiente quando o pavimento termina.

O ideal para quem está em dúvida é visitar uma concessionária Triumph e fazer test-rides nos dois modelos. A experiência prática é essencial para identificar qual moto atenderá melhor às suas necessidades e preferências.

Quem tem uma concessionária Triumph por perto tem a sorte de poder provar a Speed 400 e a Scrambler 400X antes de decidir qual combina mais com seu gosto e estilo de pilotagem.

O dois modelos têm tomada USB-C no lado direito do painel, para carregar dispositivos eletrônicos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Ficha técnica – Triumph Speed 400 e Scrambler 400X

Preço: R$ 29.990 (Speed 400) e R$ 33.990 (Scrambler 400X)

Motor: monocilíndrico, a gasolina, injetado, quatro valvulas, comando duplo, refrigerado a líquido, 398,15 cm³, potência de 40 cv a 8.000 rpm e torque de 3,8 kgf.m a 6.500 rpm

Transmissão: câmbio de seis marchas com secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante

Suspensões: dianteira com telescópicos invertidos de 43 mm e 14 cm de curso (15 cm na Scrambler 400X), e traseira monochoque com 13 cm de curso (15 cm na Scrambler 400X) e ajuste da pré-carga

Freios: disco simples de 30 cm na dianteira (32 cm na Scrambler 400X) e disco simples de 23 cm na traseira, com ABS nas duas rodas

Pneus: na Speed 400, Pirelli Diablo Rosso III nas medidas 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 na traseira. Na Scrambler 400X, Metzeler Karoo Street nas medidas 100/90 R19 na frente e 140/80 R17

Dimensões: na Speed 400, 81,4 cm de largura, 1,08 m de altura, 1,37 m de entre-eixos, banco a 79 cm do solo e 170 quilos de peso em ordem de marcha. Na Scrambler 400X, 90,1 cm de largura, 1,17 m de altura, 1,42 m de entre-eixos, banco a 83,5 cm do solo e 179 quilos de peso em ordem de marcha.

Tanque: 13 litros nas duas

Consumo no teste: entre 25 km/l e 27 km/l

Cores: vermelho, azul ou preto na Speed 400, e verde ou preto na Scrambler 400X

Intervalo de revisões: 16 mil quilômetros ou 12 meses, o que ocorrer primeiro

Garantia: dois anos

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