Triumph Speed e Scrambler 400 X: preços no Brasil

Modelos já rodam na Índia e acabaram de ser lançados na Europa e nos EUA. Aqui, devem chegar mais para o fim do ano

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Roberto Dutra
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As Triumph Speed e Scrambler 400 foram lançadas na Índia em julho e logo fizeram sucesso. Com preços razoavelmente acessíveis para o mercado local - 233 mil rúpias e 320 mil rúpias, respectivamente -, venderam que nem pão quente.

Já no início deste mês, foram anunciados os preços das motos para a Europa. A naked foi cotada em 4.995 euros e a de uso misto, em 5.595 euros. Agora, foi a vez dos Estados Unidos, onde as cotações acabaram de ser reveladas: 4.495 dólares e 5.595 dólares, respectivamente.

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Triumph Speed 400 E Scrambler 400 X (3)
As Triumph Scrambler 400 X e Speed 400 têm a mesma mecânica, mas propostas um pouco diferentes
Crédito: Divulgação
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Curiosamente os números para Europa e Estados Unidos são iguais, mas não as cotações - afinal de contas, no Velho Continente são em euros e na terra do Tio Sam, em dólares. De toda forma, se pegarmos todos esses valores, já é possível fazer uma boa estimativa dos preços que serão aplicados no mercado brasileiro.

Mas, primeiro, confira os valores lá fora, convertidos para reais (cotação de 09/10/23) - sem taxas e impostos, claro:

Índia:

Speed 400 - 233000 rúpias indianas - R$ 14.462

Scrambler 400 - 320000 rúpias indianas - R$ 19.863

Europa:

Speed 400 - 4.995 euros - R$ 27.242

Scrambler 400 - 5.595 euros - R$ 30.515

Estados Unidos:

Speed 400 - 4.495 dólares - R$ 23.242

Scrambler 400 - 5.595 dólares - R$ 28.930

Pois bem, as principais referências para estimar o valor das motos no mercado brasileiro são os preços indianos. Isso porque as motos virão desmontadas da Índia para cá, e serão montadas em Manaus. Então, não pagarão imposto de importação e terão direito a isenções tributárias do Polo Industrial de Manaus. Da mesma forma, portanto, que as indianas da Royal Enfield e da Bajaj.

Falando das "conterrâneas", os preços de suas motos aqui no Brasil nos dão boas referências. A Royal Enfield Meteor 350 Supernova Red custa, lá, 230 mil rúpias, em média. Aqui no Brasil, sai por R$ 22 mil, em média. Já a Bajaj Dominar 400 custa lá na Índia as mesmas 230 mil rúpias, e aqui tem preço de R$ 25 mil.

A bonitinha Speed 400 foi a primeira a chegar em todos os mercados. Aqui, as duas devem chegar juntas
Crédito: Divulgação
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Em teoria a Triumph Speed 400 deveria ficar nessa mesma faixa, mas como é uma moto de marca premium, e que certamente terá volume de produção um pouco menor, é mas provável que seu preço no Brasil fique perto dos R$ 30 mil. A Scrambler 400 é 37% mais cara lá na Índia, mas na Europa e nos Estados Unidos a diferença é de apenas 12%.

No mercado brasileiro, uma diferença de 37% seria inviável, por afugentaria compradores (o preço bateria em R$ 37 mil). Então, acreditamos em uma variação não superior a 15%, e a moto custaria uns R$ 34.500. Ainda assim, um valor alto para uma mocilíndrica de 400 cm³. No final das contas, apostamos que a Spped 400 custará uns R$ 29 mil e a Scrambler 400, em torno de R$ 33 mil.

Mecânica idêntica com propostas diferentes

Embora sejam diferentes na proposta - uma é naked bem urbana e a outra, para uso misto -, as duas pequenas da Triumph têm o mesmo conjunto mecânico. Compartilham muitos componentes, principalmente o motor monocilínrico refrigerado a água, que com seus exatamente 398 cm³ rende 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.

Outras especificações importantes das motos são os freios a disco nas duas rodas com ABS, o tanque para até 13 litros de combustível, o peso de 170 quilos (a seco, no caso da Speed), o acelerador eletrônico, o controle de tração desligável e o painel com a velha receita de velocímetro analógico com tela de LCD integrada.

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