Já no início deste mês, foram anunciados os preços das motos para a Europa. A naked foi cotada em 4.995 euros e a de uso misto, em 5.595 euros. Agora, foi a vez dos Estados Unidos, onde as cotações acabaram de ser reveladas: 4.495 dólares e 5.595 dólares, respectivamente.
Curiosamente os números para Europa e Estados Unidos são iguais, mas não as cotações - afinal de contas, no Velho Continente são em euros e na terra do Tio Sam, em dólares. De toda forma, se pegarmos todos esses valores, já é possível fazer uma boa estimativa dos preços que serão aplicados no mercado brasileiro.
Mas, primeiro, confira os valores lá fora, convertidos para reais (cotação de 09/10/23) - sem taxas e impostos, claro:
Índia:
Speed 400 - 233000 rúpias indianas - R$ 14.462Scrambler 400 - 320000 rúpias indianas - R$ 19.863
Europa:
Speed 400 - 4.995 euros - R$ 27.242Scrambler 400 - 5.595 euros - R$ 30.515
Estados Unidos:
Speed 400 - 4.495 dólares - R$ 23.242Scrambler 400 - 5.595 dólares - R$ 28.930
Pois bem, as principais referências para estimar o valor das motos no mercado brasileiro são os preços indianos. Isso porque as motos virão desmontadas da Índia para cá, e serão montadas em Manaus. Então, não pagarão imposto de importação e terão direito a isenções tributárias do Polo Industrial de Manaus. Da mesma forma, portanto, que as indianas da Royal Enfield e da Bajaj.
Falando das "conterrâneas", os preços de suas motos aqui no Brasil nos dão boas referências. A Royal Enfield Meteor 350 Supernova Red custa, lá, 230 mil rúpias, em média. Aqui no Brasil, sai por R$ 22 mil, em média. Já a Bajaj Dominar 400 custa lá na Índia as mesmas 230 mil rúpias, e aqui tem preço de R$ 25 mil.
Em teoria a Triumph Speed 400 deveria ficar nessa mesma faixa, mas como é uma moto de marca premium, e que certamente terá volume de produção um pouco menor, é mas provável que seu preço no Brasil fique perto dos R$ 30 mil. A Scrambler 400 é 37% mais cara lá na Índia, mas na Europa e nos Estados Unidos a diferença é de apenas 12%.
No mercado brasileiro, uma diferença de 37% seria inviável, por afugentaria compradores (o preço bateria em R$ 37 mil). Então, acreditamos em uma variação não superior a 15%, e a moto custaria uns R$ 34.500. Ainda assim, um valor alto para uma mocilíndrica de 400 cm³. No final das contas, apostamos que a Spped 400 custará uns R$ 29 mil e a Scrambler 400, em torno de R$ 33 mil.
Mecânica idêntica com propostas diferentes
Embora sejam diferentes na proposta - uma é naked bem urbana e a outra, para uso misto -, as duas pequenas da Triumph têm o mesmo conjunto mecânico. Compartilham muitos componentes, principalmente o motor monocilínrico refrigerado a água, que com seus exatamente 398 cm³ rende 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.Outras especificações importantes das motos são os freios a disco nas duas rodas com ABS, o tanque para até 13 litros de combustível, o peso de 170 quilos (a seco, no caso da Speed), o acelerador eletrônico, o controle de tração desligável e o painel com a velha receita de velocímetro analógico com tela de LCD integrada.
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