E finalmente os preços das novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X para o mercado brasileiro foram revelados. A informação foi divulgada na coletiva de imprensa da marca lá no Salão de Milão, que termina no próximo domingo. Sem mais, vamos aos preços: a Speed 400 vai custar R$ 29.990 e a Scrambler 400, R$ 33.990.
A fase de pré-venda das duas motos já começou. Basta entrar no hotsite www.novatriumph400.com.br e preencher um formulário. O interessado será contactado pela Triumph e terá prioridade no primeiro lote de 400 unidades das duas motos. Recentemente a marca informou que terá financiamentos para os dois modelos com parcelas de R$ 400 - mas não revelou outras condições, como valor de entrada e taxa de juros.
Entretanto, divulgou algumas informações sobre questões de manutenção e pós-venda das motos. As revisões por exemplo, serão feitas em intervalos longos, de 16 mil quilômetros. É algo que chama atenção.
As Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X foram lançadas na Índia em julho e logo fizeram sucesso. Com preços razoavelmente acessíveis para o mercado local - 233 mil rúpias e 320 mil rúpias, respectivamente -, venderam que nem pão quente.
Já em outubro último, foram anunciados os preços das motos para a Europa. A naked foi cotada em 4.995 euros e a de uso misto, em 5.595 euros. Logo depois, foi a vez dos Estados Unidos, onde as cotações foram definidas em 4.495 dólares e 5.595 dólares, respectivamente.
Curiosamente os números para Europa e Estados Unidos são iguais, mas não as cotações - afinal de contas, no Velho Continente os preços são em euros e na terra do Tio Sam, em dólares.
Índia:
Speed 400 - 233000 rúpias indianas - R$ 14.462
Scrambler 400 - 320000 rúpias indianas - R$ 19.863
Europa:
Speed 400 - 4.995 euros - R$ 27.242
Scrambler 400 - 5.595 euros - R$ 30.515
Estados Unidos:
Speed 400 - 4.495 dólares - R$ 23.242
Scrambler 400 - 5.595 dólares - R$ 28.930
Brasil:
Speed 400 - R$ 29.990
Scrambler 400 - R$ 33.990
Embora sejam diferentes na proposta - uma é naked bem urbana e a outra, para uso misto -, as duas pequenas da Triumph têm o mesmo conjunto mecânico. Compartilham muitos componentes, principalmente o motor monocilínrico refrigerado a água, que tem exatamente 398 cm³ e rende 40 cv de potência a 8.000 rpm com 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.
Outras especificações importantes das motos são os freios a disco nas duas rodas com ABS, o tanque para até 13 litros de combustível, o peso de 170 quilos (a seco, no caso da Speed), o acelerador eletrônico, o controle de tração desligável e o painel com a velha receita de velocímetro analógico com tela de LCD integrada.