A aguardada nova geração da Triumph Tiger 1.200 será lançada mundialmente no próximo dia 7 de dezembro. Mas a boa notícia do dia é que o público brasileiro não precisará esperar uma eternidade por ela: a Triumph anunciou que a renovada big trail chegará às lojas do país já no início de 2022. A marca não precisou uma data, mas podemos esperá-la ainda em janeiro. A explicação é simples: o Brasil é o principal comprador dos modelos Triumph Tiger no mundo.
Como publicamos aqui, os testes finais com o protótipo já praticamente pronto para virar modelo de produção foram feitos por Ricky Carmichael, o mais bem-sucedido piloto de motocross da história. A Triumph promete uma moto inteiramente nova, do chassi ao motor, passando pelo design, pela eletrônica e pela quantidade de recursos a bordo.
A Triumph também diz ter feito o máximo para deixar a Tiger 1.200 compacta e promete "a motocicleta de aventura mais ágil e fácil de pilotar do mundo" - tanto no on-road quanto no off-road, independentemente do local, de quando ou como é pilotada.
A marca afirma que a moto tem posição de pilotagem confortável, frente incrivelmente leve e ótima distância livre do solo. Além de tudo isso, a nova Tiger será a mais potente de todos os tempos. Mais, inclusive, do que a BMW R 1.250 GS, sua principal concorrente e a big trail mais vendida no mundo.
O protótipo exibido nas fotos e nas imagens já reveladas pela marca mostram que se trata de uma versão chamada Rally - que tem pneus de uso misto, rodas raiadas, faróis auxiliares e protetores laterais. Pela lógica, a moto terá essa versão e uma GT, mais voltada para o asfalto, com pneus mais lisos, rodas de liga leve e talvez até um acerto diferente na suspensão - inclusive com ajuste eletrônico semi-ativo pelo menos como opcional.
O vídeo também mostra que essa nova Tiger terá um novo chassi parcialmente treliçado, uma nova balança traseira e até um novo eixo cardã. O motor obviamente será tricilíndrico, e sites internacionais apostam que será o mesmo da Speed Triple RS - mas com outro mapa, naturalmente. De toda forma, deverá ter mais que os 139 cv de potência da versão atual. Na Speed Triple RS, são 1.160 cm³ de capacidade, 180 cv de potência e 12,7 kgf.m de torque.
Esse motor, mais moderno que o atual, também ajudará na redução de peso da Tiger 1.200. Outra mudança será a "divisão" do atual radiador único em duas peças, posicionadas nas laterais da parte frontal da moto. Esse expediente também poderá ajudar a reduzir a distância entre-eixos da Tiger 1.200. Os freios serão Brembo Stylema radiais - grife e versão que estão na moda.
A nova Tiger 1.200 também deverá ter o pacote eletrônico que se espera de um modelo desse gabarito: iluminação full-LED, painel de TFT, modos de pilotagem, controle de tração, navegação por GPS e ABS, entre outros.