A novíssima geração da big trail Tiger 1200 já está no site da Triumph brasileira. A pré-venda já foi aberta, e os preços foram revelados: a moto custa R$ 104.990 na versão Rally Pro; R$ 111.990 na configuração GT Explorer e R$ 118.990 na opção Rally Explorer.
A Tiger 1200 era uma das motos mais esperadas por aqui, este ano, e vem aumentar a linha Tiger, que estava restrita às duas opções do modelo equipadas com motor de 900 cm³, e com sobrenomes similares - a GT, de R$ 68.290, e a Rally Pro, de R$ 70.290.
As três versões da Tiger 1200 usam o mesmo motor de três cilindros em linha, 12 válvulas, refrigeração líquida e 1.160 cm³. São 150 cv de potência a 9.000 rpm com 13,2 kgf.m de torque a 7.000 rpm. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por eixo cardã. Todas também têm o mesmo quadro de aço com escoras em alumínio, e subquadro traseiro totalmente de alumínio. Não por acaso, essa nova geração da Tiger 1.200 é 25 quilos mais leve que a antecessora - além de ser muito mais potente!
As suspensões e os freios também são iguais nas três: na frente, garfos invertidos Showa; atrás, monochoque Showa com amortecimento semiativo e ajuste de pré-carga eletrônico automático. O curso é de 20 cm. Já os freios têm disco duplo na frente e simples atrás. Na roda dianteira, são radiais Brembo Stylema com cilindro-mestre também radial, curso ajustável e reservatório separado. Na roda traseira, pistão único da Brembo e cilindro-mestre com reservatório separado. Ambos têm ABS otimizado para curvas.
As rodas e pneus, porém, são diferentes. A GT Explorer vem com liga leve e calça Metzeler Tourance, nas medidas 120/70 R19 na frente e 150/70 R18 atrás. Já a Rally Pro e a Rally Explorer são equipadas com rodas raiadas sem câmaras e pneus de uso misto Metzeler Karoo Street, nas medidas 90/90 R21 e 150/70 R18.
Outra diferença está no tamanho do tanque de combustível, que pega 30 litros na GT Explorer e 20 litros nas outras duas - a peça é sempre em alumínio. Também por isso, o peso muda: 255 quilos na GT Explorer; 249 quilos na Rally Pro e 261 quilos na Rally Explorer. O painel de instrumentos, contudo, é igual nas três: uma tela de TFT colorida com 7 polegadas e conectividade via Bluetooth.