Enquanto scooters e motocicletas elétricas já estão sendo vistos como alternativas aos veículos movidos a gasolina, a gigante indiana TVS, uma das maiores fabricantes de motos do mundo, parece estar trabalhando em outra opção.
Os detalhes da patente de um scooter movido a hidrogênio da marca vazaram online e isso é exatamente o que descobrimos.
A imagem que você vê acima é de um scooter que comporta duas células de de combustível de hidrogênio, que podem ser abastecidas como em qualquer estação de reabastecimento de hidrogênio. Além disso, um tubo conecta os dois compartimentos e um bocal acima servirá como "abertura" do tanque.
Parece também que a TVS poderia equipar o scooter com uma bateria para ajudar na autonomia. Localizada abaixo do assento, ela poderia ser carregada por meio de frenagem regenerativa ou pelas própria células de combustível e entrar em ação quando o veículo ficar sem hidrogênio.
Em outros mercados, o scooter parece ter um motor montado no cubo semelhante ao existente no scooter elétrico atual, o iQube (que está na imagem que abre esta notícia).
Como uma bateria, uma célula de combustível tem dois eletrodos – um ânodo negativo e um cátodo positivo – com uma membrana eletrolítica entre eles. Mas, em vez de armazenar energia, como uma bateria - e, portanto, precisar ser recarregada -, uma célula de combustível converte o combustível, neste caso o hidrogênio, em eletricidade simplesmente reagindo com o oxigênio do ar.
O hidrogênio é bombeado para o ânodo, o ar é soprado para o cátodo. No ânodo, um catalisador divide as moléculas de hidrogênio em elétrons e prótons. A membrana eletrolítica permite que os prótons passem direto para o cátodo, mas não os elétrons, que precisam passar pelo circuito elétrico para chegar ao cátodo, criando assim uma corrente.
No cátodo, o oxigênio e os prótons e elétrons do hidrogênio se combinam para se tornar o que sairá no escape, que é H2O puro. Isso mesmo, água.